porCáritas
fonteCáritas
a 01 FEV 2017

Cáritas Portuguesa envia mais de 11.000€ para os refugiados da europa de leste

A Cáritas Portuguesa encerra hoje a campanha nacional “Levo calor aos refugiados”. Esta foi uma campanha de curto prazo dada a urgência da situação vivida pelos refugiados no leste e Sul da Europa e que é provocada pelo frio extremo que veio agravar as já difíceis situações de vida daquela população.

A campanha de angariação de donativos, dirigida a toda a população portuguesa, encerra com um saldo de 11.717,75€ euros. “Perante o apelo de ajuda que nos chegou a partir das Cáritas locais não quisemos ficar indiferentes e à situação e confiámos, como sempre, na generosidade do povo português que, mais uma vez, respondeu dentro das suas possibilidades,” explicou Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.

O objectivo desta campanha é poder prestar apoio a 250 famílias mais vulneráveis com distribuição de lenha, apoio no pagamento da factura de eletricidade, comida e artigos de higiene, entre outros, bem como distribuição de roupas quentes e cobertores a 200 refugiados que se encontrem dentro e fora dos campos de refugiados.

Para além do apelo à população a Cáritas Portuguesa dirigiu também um apelo ao sector privado abordando directamente algumas empresas portuguesas na expectativa de que possam também elas dar o seu contributo. “Acreditamos que muitas empresas que vão conseguindo sobreviver às dificuldades da actual economia também podem e querem dar este contributo e estamos a contar com elas”, lembrou Eugénio Fonseca. Como o objectivo é angariar 32.500,00€ para apoiar estas comunidades mais vulneráveis, a Cáritas está ainda aberta à recepção de donativos empresariais.