porUNICEF

Declaração Conjunto sobre a Síria

Ertharin Cousin, Directora Executiva do PAM
Anthony Lake, Director Executivo da UNICEF
Stephen O’Brien, Sub-Secretário Geral para os Assuntos Humanitários e Coordenador da Ajuda de Emergência
Margaret Chan, Directora Geral da OMS
Filippo Grandi, Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados

"Enquanto prosseguem os esforços para a total implementação do cessar-fogo na Síria, apelamos uma vez mais para que seja concedido acesso imediato, incondicional e seguro a fim de levar ajuda humanitária às crianças e famílias que no interior do país ainda não receberam qualquer assistência.

Actualmente na Síria há ainda 15 zonas cercadas onde 700.000 pessoas, entre as quais 300.000 crianças, continuam encurraladas. Perto de cinco milhões de pessoas, incluindo mais de dois milhões de crianças, vivem em zonas às quais é extremamente difícil chegar com ajuda humanitária devido aos combates, insegurança e restrições de acesso.

Por todo país, as pessoas continuam a sofrer porque não têm acesso aos bens mais básicos, e devido ao risco de violência. Todos nós – sem dúvida, a comunidade mundial – não podemos manter-nos calados enquanto as partes no conflito continuam a usar a negação de comida, água, artigos médicos e outras formas de ajuda como armas de guerra.

As crianças estão em risco acrescido de má nutrição, desidratação, diarreia, doenças infecciosas, e ferimentos. Muitas precisam de apoio porque estiveram expostas a situações altamente traumáticas, a violência e outras violações. Tragicamente, muitas destas crianças conhecem pouco mais do que conflito e perdas.

Os horrores do cerco da zona oriental de Alepo desapareceram dos olhares do público – mas não podemos permitir que as necessidades, as vidas e os futuros da população da Sírias se esvaneça da consciência do mundo.

Não podemos deixar que em 2017 se repitam as tragédias de 2016 para a Síria".