|
porOikos
fonteOikos
a 13 DEZ 2016

Oikos vence prémio AGIR

O projecto “Localizar-TE”, implementado pela delegação de Braga da Oikos, foi o vencedor da terceira edição do Prémio AGIR da REN - Redes Energéticas Nacionais, este ano dedicado ao combate à pobreza e exclusão social.

O “Localizar-TE – Inclusão Socioeconómica de Jovens NEET (Not in Education, Employment, or Training) na Economia Local” é uma experiência piloto para a inclusão de jovens que não estudam nem trabalham, procurando integrá-los nas dinâmicas socioeconómicas locais, através do empreendedorismo aliado aos circuitos curtos agroalimentares.

Este projecto dedicado aos circuitos curtos de produção agroalimentar visa complementar uma metodologia desenvolvida pela Oikos a partir da Delegação de Braga, assente na prevenção, capacitação para o emprego e empreendedorismo. Este projecto pretende ainda ser replicável na maioria do território nacional, valorizando “externalidades positivas” (impactos sociais, económicos e ambientais nas comunidades locais), através de uma melhor articulação dos sistemas agroalimentares entre as zonas rurais e urbanas.

De acordo com João Fernandes, Presidente da Oikos, “O prémio AGIR permitirá à Oikos consolidar uma metodologia de apoio à empregabilidade e empreendedorismo de jovens que atualmente não se encontram a estudar ou em formação profissional e, frequentemente, perderam a motivação para a procura ativa de emprego. O projecto “Localizar-Te” irá adaptar a Portugal a metodologia das empresas simuladas, como instrumento formativo e motivacional, e explorar oportunidades de fomento do emprego no âmbito dos circuitos curtos agroalimentares".

Para esta terceira edição, o Prémio AGIR recebeu 176 candidaturas, o mais elevado número desde a sua criação em 2013.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010