a 25 MAR 2010

25 anos em prol do Desenvolvimento

Lisboa, 23 de Março de 2010:
A Plataforma Portuguesa das ONGD (Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento) comemorou, no dia dia 23 de Março de 2010, 25 anos de trabalho em prol da defesa dos direitos humanos e no empenho na afirmação da solidariedade entre os povos.

A Plataforma, junto de outras Organizações da Sociedade Civil, sempre trabalhou, enquanto parceira, na construção de agendas públicas e políticas, no âmbito da cooperação sempre teve como principais stakeholders toda a população e os órgãos políticos e decisores.

Só consciencializando e educando as pessoas para as questões do desenvolvimento é possível unir todos em prol de um interesse comum. E apenas através desta união será possível mostrar aos órgãos políticos a importância destas questões, e assim fazer com que estes tomem decisões que permitam ir ao encontro do objectivo base de todas as ONGD: “ a criação de um mundo mais justo e equitativo”.

A cerimónia de Aniversário contou com presença de dezenas de pessoas ligadas à área da Cooperação para o Desenvolvimento e às ONGD. O evento ficou marcado pela apresentação do Livro Comemorativo dos 25 anos da Plataforma Portuguesa das ONGD, que aborda, não só a sua história ao longo deste quarto de século, mas principalmente todo o trabalho das ONGD portuguesas ao longo destes anos. Teve lugar, também a apresentação do novo site da Plataforma: www.plataformaongd.pt

O livro foi apresentado pela Dra. Hermínia Ribeiro, actual Presidente da Plataforma, o Embaixador Anacoreta Correia, primeiro Coordenador da Comissão Permanente da Plataforma, em 1985 e a Dr. Inês Rosa, Vice-Presidente do IPAD (Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento), em representação do Secretário de estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.