porAIDGLOBAL
fonteAIDGLOBAL
a 25 JUL 2016

“Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global”

Promoção da Cidadania Global junto de dirigentes e militantes das juventudes partidárias do município de Loures

A AIDGLOBAL iniciou no mês de Junho o projecto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global”, que visa a promoção da Cidadania Global nas juventudes partidárias, para que as problemáticas ligadas à Educação para o Desenvolvimento (ED) sejam integradas nos seus programas de actividade.

O projecto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global” pretende que, a médio prazo, a Cidadania Global esteja mais presente na acção dos partidos políticos, através da capacitação e mobilização de jovens militantes e simpatizantes, promovendo acções e reflexão em torno da Cidadania Global, em articulação com as dinâmicas locais.

No âmbito do projecto estão previstas várias actividades, sendo as principais a integração dos temas da Educação para o Desenvolvimento em 5 encontros nacionais de diferentes partidos, um curso sobre “O desenvolvimento, os jovens e a Cidadania Global" em formato e-learning, a preparação de moções políticas que reflictam propostas no campo da ED a serem apresentadas nos Conselhos Distritais de Juventude dos diversos partidos políticos e a elaboração e publicação de um policy paper intitulado "Contributos para a integração da Educação para o Desenvolvimento nos Planos de Actividades das Juventudes Partidárias".

O projceto tem a duração de 24 meses, realizando-se entre 1 de Junho de 2016 e 31 de maio de 2018. É cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e tem como parceiros o Centro de Estudos Internacionais do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e a Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ).