|
porUNICEF
fonteUNICEF
a 13 JUL 2016

Parceria Global: Pôr fim à violência contra as crianças

Hoje, na sede das Nações Unidas, várias crianças juntaram-se a líderes mundiais para apresentar uma nova parceria e um fundo que tem como objectivo tornar o fim da violência uma prioridade pública e uma responsabilidade colectiva. End Violence Against Children - The Global Partnership junta governos, fundações, Nações Unidas, sociedade civil, académicos, sector privado e jovens para incentivar à acção com vista à concretização do novo objectivo global para acabar com abusos, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças.

“A Parceria Global para Acabar com a Violência contra as Crianças está a mobilizar o mundo”, afirmou o Secretário-Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon. “Não vejo maneira mais significativa de contribuir para pôr em prática a visão da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.”

No âmbito dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, os governos de todo o mundo estabeleceram um conjunto ambicioso de metas para pôr fim à violência até 2030. Através da Parceria Global, os governos e as organizações podem congregar recursos e conhecimentos para acelerar os progressos para a concretização deste objectivo crucial.

“Todos os dias, em todos os países e em todas as comunidades, há crianças que são vítimas de violência – e muitas vezes, esta violência é encarada como normal, permissível ou uma questão de carácter privado,” disse Susan Bissel, Directora da Parceria Global. “A violência contra as crianças não é inevitável – se questionarmos o actual estado de coisas que prejudica a vida e o futuro de tantas crianças. Todas as crianças têm o direito de crescer livres de violência – e todos nós temos de trabalhar em conjunto para que esta visão seja tornada realidade.”

Os Centros para o Controlo e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention [CDC]) reportaram que no ano passado mil milhões de crianças no mundo sofreram de violência física, sexual ou psicológica. Ao nível mundial, uma em cada quatro crianças sofrem maus-tratos físicos, e cerca de uma em cada cinco raparigas são sexualmente abusadas pelo menos uma vez na vida. A cada cinco minutos, uma criança morre em resultado de algum tipo de violência.

“A violência contra as crianças é um problema comum a todas as sociedades – pelo que a solução também tem de ser comum,” afirmou Anthony Lake, Director Executivo da UNICEF e membro fundador e vice-presidente do Conselho de Administração da Parceria Global. “Quando protegemos as crianças da violência, não estamos apenas a prevenir tragédias individuais e a apoiar o desenvolvimento e o crescimento das crianças. Ao fazê-lo, estamos a apoiar também a estrutura e estabilidade das suas sociedades.”

Em coordenação com o Reino Unido, o fundo constituído por vários doadores foi criado para apoiar a Parceria Global. O Governo do Reino Unido vai contribuir com 40 milhões de Libras a fim de dinamizar o Fundo em colaboração com a WePROTECT Global Alliance. O financiamento do Reino Unido será repartido ao longo dos próximos quatro anos e irá dar prioridade ao combate à exploração sexual de crianças online.

“A exploração sexual de crianças online é um crime à escala global que transcende fronteiras e que exige uma resposta igualmente global,” afirmou a Baronesa Joanna Shields, Ministra do Reino Unido para a Protecção e Segurança na Internet. “Este novo e importante Fundo ajudará a combater este crime abominável e a proteger as crianças, em qualquer parte do mundo. Encorajo os países e as organizações a candidatarem-se a este financiamento e a apoiarem o trabalho do Fundo para combater a violência com que as nossas crianças enfrentam online, na sua vida quotidiana e em locais afectados por conflitos e situações de crise.”

No evento de lançamento, ministros dos governos da Suécia, do México, da Indonésia e da Tanzânia comprometeram-se a desenvolver planos específicos para combater a violência contra as crianças, incluindo comportamentos e tradições que fomentam a violência, a tornar as escolas e instituições seguras para todas as crianças, e a reforçar a recolha de dados sobre violência e crianças, entre outros esforços.

A Parceria Global lançou também o novo pacote INSPIRE que inclui sete estratégias comprovadas para prevenir a violência contra as crianças, criado com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os CDC, a iniciativa End Violence Against Children, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Plano de Emergência do Presidente dos EUA para Apoio à SIDA (PEPFAR), a Togheter for Girls, a UNICEF, o Gabinete das Nações Unidas para o Controlo da Droga e a Prevenção do Crime (UNODC), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e o Banco Mundial. Com base na experiência de décadas de investigação e dos progressos alcançados até à data, as novas estratégias INSPIRE incluem programas de apoio aos pais e cuidadores, formação em competências para a vida, implementação e aplicação das leis, e serviços de apoio às vítimas.

O lançamento da Parceria Global inclui a apresentação de um novo spot com a participação de Liam Neeson, Embaixador de Boa Vontade da UNICEF, e de jovens da Libéria e das Filipinas vencedores da edição para crianças do Prémio Internacional da Paz. O vídeo fala sobre o impacte da violência na perspectiva das crianças, e inclui apelos de Åsa Regnér, Ministra da Suécia para as Crianças, os Idosos e para a Igualdade de Género; de Elisabeth Dahlin, Secretária-geral da ONG Save the Children sueca; de Elaine Weidman-Grunewald, Vice-presidente do Ericsson Group para a Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa; entre outros – todos eles apelando aos governos, às sociedades, às comunidades e às famílias para que ponham fim à violência contra as crianças. #ENDviolence

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010