porADPM
fonteADPM
a 08 JUL 2016

A eletricidade chegou finalmente a Planalto Norte

Ter electricidade era um grande sonho da comunidade cabo-verdiana de Planalto Norte na ilha de Santo Antão, uma das poucas não electrificadas no país, sonho esse que se tornou uma realidade no passado dia 2 de Julho graças a um conjunto de entidades, entre as quais a ADPM, que se uniram neste grande projeto em 2014 e decidiram mover mundos e fundos para o tornar realidade.

Foi um trabalho árduo em busca de financiamento mas, aos poucos, e motivados pela consciência da mudança de vida que este projeto traria para a população, algumas portas foram-se abrindo e é com grande satisfação que Associação de Defesa do Património de Mértola anuncia a conclusão da sua 1ª etapa, satisfação essa visível no comentário deste natural de Planalto Norte “(…)Orgulhoso por pertencer a este pequeno paraíso escondido chamado Planalto Norte onde fui muito feliz. (…) Se estivesse vivo, Pé Jon Senhorinha seria um homem realizado!”

Estão pela frente mais duas etapas do projecto, uma de instalação de uma central solar fotovoltaica para que toda a energia consumida seja produzida de forma ecológica e mais económica, e outra, que é o segundo grande sonho da população, que o Planalto Norte tenha água. Actualmente as populações e os animais sobrevivem com uma quantidade de água racionada, que é transportada por autotanques ou percorrendo grandes distâncias por mais de 3 horas para chegar à nascente.

Parte do financiamento em falta encontra-se já garantida pelo ECREE e espera-se agora que novos financiadores, percebendo a necessidade e o impacto deste projecto, se juntem a ele.