a 19 AGO 2010

Dia Mundial da Ajuda Humanitária

Hoje, dia 19 de Agosto, comemora-se o Dia Mundial da Ajuda Humanitária.

Hoje, dia 19 de Agosto, comemora-se o Dia Mundial da Ajuda Humanitária.  No ano passado, a Assembleia Geral da ONU proclamou o dia 19 de Agosto como o Dia Internacional da Ajuda Humanitária para comemorar o ataque de 19 de Agosto de 2003 contra o Hotel Canal em Bagdade, o qual causou a morte a 22 membros do pessoal das Nações Unidas, incluindo o então Chefe da Missão das Nações Unidas no Iraque, Sérgio Vieira de Mello, e fez mais de 150 feridos.

Este dia é dedicado à memória dos que trabalhadores humanitários que perderam as suas vidas a prestar assistência aos outros. A Subsecretária-Geral para os Assuntos Humanitários, Catherine Bragg, durante a cerimónia da ONU para comemorar esta data, afirmou que o pessoal humanitário trabalha em condições cada vez mais perigosas e que os últimos dois anos foram aqueles em que se registaram o maior número de mortes de trabalhadores humanitários de que há registo.

Na mesma cerimónia, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, referiu que, no ano passado, foram mortos, sequestrados ou gravemente feridos, em consequência de ataques, 260 trabalhadores humanitários, o número mais elevado de sempre. Facto que "é inaceitável”. Comprometendo-se ainda a fazer tudo o que estiver ao seu alcance, como Secretário-Geral da ONU, para ajudar as vítimas e proteger a segurança e independência daqueles que trabalham tão arduamente para as salvar.