porFCGulbenkian
fonteFCGulbenkian
a 01 JUN 2016

Plataforma GEOfundos

A GEOfundos: www.geofundos.org é a primeira plataforma online que identifica e agrega informação sobre todos os financiamentos, a nível nacional e internacional, e de todos os tipos - de crowdfunding ao investimento social. Foi lançada em Lisboa, no passado dia 16 de Maio.

A GEOfundos pretende disponibilizar, numa única plataforma, informação, conhecimento e serviços focados na sustentabilidade e financiamento das entidades da economia social, permitindo que o investimento humano e financeiro na captação de recursos seja optimizado pelo acesso a informações gerais e segmentadas, de acordo com o perfil da entidade, e pelo apoio aos processos de candidaturas.

Segundo a Fundação Calous Gulbenkian,
"A economia social em Portugal enfrenta, principalmente, três carências: um grande desconhecimento sobre os financiamentos disponíveis; falta de capacidades e estruturas internas dirigidas para a captação de financiamento; e falta de estratégias de sustentabilidade financeira de médio e longo prazo. Para responder à necessidade de diversificar as fontes de financiamento, a GEOfundos servirá essencialmente como base de dados de fontes de financiamento e recursos financeiros, para as entidades da economia social que assumem inúmeras tipologias organizacionais, com diferentes dimensões e em diversas fases da vida. Esta plataforma também funcionará como centro de aprendizagem e de recursos, e terá ainda um serviço de apoio em linha".

Este projecto resulta do trabalho conjunto entre diferentes entidades públicas e privadas. A plataforma foi lançada com 120 oportunidades no montante de 550 mil milhões de euros.