|
porFGS e CEAUP
fonteFGS
a 16 MAR 2016

Terceiro número da Revista “Sinergias” já disponível

Já está disponível o terceiro número da Revista Científica “Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social” que nesta edição é dedicada à colaboração entre o Ensino Superior e a Sociedade Civil.

Entre os conteúdos da nova edição, publicam-se seis trabalhos de investigação conjunta entre Instituições de Ensino Superior (IES) e Organizações da Sociedade Civil (OSC). Um artigo da investigadora espanhola Alejandra Boni introduz este Caderno de Estudos, explicando o potencial destas parcerias no âmbito da Educação para o Desenvolvimento (ED).

Ao longo de dois anos, enquadradas pelo projecto Sinergias ED, várias IES e OSC trabalharam conjuntamente em trabalhos de investigação focados na transformação social. Uma abordagem ainda pouco experimentada em Portugal e que procurou aproximar os dois campos, o da investigação e o da acção. É o resultado de alguns desses trabalhos que pode ler neste terceiro número da Revista “Sinergias”.

Apesar dos diferentes ritmos, saberes e linguagens, transparece a ideia de que é possível o diálogo entre os dois mundos e de que o conhecimento e as aprendizagens comuns são essenciais para a transformação necessária para se alcançar o bem-estar social a nível global. A oportunidade de trabalho colaborativo permite a criação de um conhecimento transformador: torna-se mais claro que os saberes da prática empírica e da investigação científica têm ambos legitimidade e poderão, quando trabalhados dessa forma, produzir saber comum.

O desafio parece agora ser recíproco. Organizações diferentes podem ter um papel partilhado na formação de cidadãs e cidadãos cada vez mais activos e críticos sobre o seu papel na vida social. A Educação transformadora não é património somente de quem trabalha na área do Desenvolvimento, mas pode e deve abarcar outros atores: instituições, movimentos sociais, comunidades educativas.

Destaque ainda, nesta edição, para a entrevista com Liam Wegimont, profissional com quase três décadas de experiência em processos de Educação Global e atualmente Diretor do GENE – Global Education Network Europe.

 

“Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social”, é a primeira revista científica sobre ED em Portugal. É editada semestralmente com o objectivo de fomentar a discussão e a reflexão nacional e internacional nesta área. 

A Fundação Gonçalo da Silveira e o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto são os promotores da iniciativa, no âmbito do projecto “Sinergias ED: Conhecer para melhor agir – promoção da investigação sobre a ação em ED”.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010