porCésar Neto
fontePlataforma ONGD
a 16 MAR 2016

“CRISE DOS REFUGIADOS” EM DEBATE NO CICLO DE CINEMA DIREITOS E DESENVOLVIMENTO/CINE-ONU

O Ciclo de Cinema “Direitos e Desenvolvimento/Cine-ONU” apresentou ontem o filme “On the bride’s side” (2014) dos realizadores Gabriele Del Grande, Antonio Augugliaro e Khaled Soliman Al Nassiry.

A exibição do filme foi o ponto de partida para um debate sobre a temática dos Refugiados, os problemas que enfrentam (como o tráfi¬co de seres humanos) e as origens desta crise que contou com as participações de Teresa Tito de Morais, presidente do Conselho Português para os Refugiados e Teresa Campos, jornalista da Visão e a participação do público que praticamente esgotou a sala.

Teresa Tito de Morais começou por referir-se ao facto de o filme ser de 2013 com o intuito de realçar que a realidade não melhorou e que não compreende como podemos aceitar estas violações dos Direitos Humanos, destacando os riscos que os refugiados enfrentam na travessia do mediterrâneo mas também os perigos da exploração por parte de contrabandistas. Conclui referindo que existe uma “falta de coordenação e solidariedade dos países europeus”.

Teresa Campos abordou a sua experiência no “campo”, realçando os riscos que os refugiados enfrentam. Terminou a intervenção referindo que o que se gastou em repatriamento de refugiados seria suficiente para salvar várias vidas.

No debate discutiu-se a importância do trabalho de comunicação para esclarecer e “derrubar” os mitos relacionados com os Refugiados.

O filme
Este documentário apresenta a história do encontro de um poeta palestiniano e de um jornalista italiano com cinco palestinianos e sírios, em Milão, que entraram na Europa através da ilha italiana de Lampedusa depois de fugirem da guerra da Síria.

Estes decidem ajudá-los a viajar para a Suécia fi¬ngindo um casamento: uma palestiniana vestida de noiva e uma dúzia de italianos e sírios vestidos como convidados atravessam metade da Europa.

Trailer.

----------
Esta foi mais uma sessão do Ciclo de Cinema “Direitos e Desenvolvimento / CINE-ONU”, organizado pela Plataforma Portuguesa das ONGD em parceria com o UNRIC e que contou com o apoio da EGEAC e do Cinema São Jorge.