porFundação Gonçalo da Silveira
fonteFundação Gonçalo da Silveira
a 25 FEV 2016

Movimento social: novo projecto quer unir antigos alunos dos Colégios Jesuítas

"Tanto em Comum" desafia os 20.000 Alumni dos Colégios Jesuítas a associar-se ao apostolado social dos Jesuítas através da Fundação Gonçalo da Silveira, a ONGD Jesuíta para a Cidadania Global e para o Desenvolvimento.

A Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e a Associação dos Antigos Alunos do Colégio de S. João de Brito (AAACSJB) criaram um novo projecto especialmente dirigido à comunidade de Alumni dos três Colégios da Companhia de Jesus em Portugal. Chama-se "Tanto em Comum" e tem como objectivo desafiar a comunidade de antigos alunos do Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso, do Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache e do Colégio de S. João de Brito, em Lisboa a unir-se à causa social dos Jesuítas, apoiando projectos concretos na área da Cidadania Global e do Desenvolvimento.

Todos os interessados podem subscrever um formulário para ficar ligados a este “movimento social” de Alumni. A partir daí é possível associar-se e apoiar financeiramente campanhas e projectos dinamizados pela FGS, oferecer os seus serviços e/ou da sua empresa, receber formação, promover campanhas de angariação de fundos e o que mais a criatividade o permitir.

Este é o primeiro projecto conjunto entre a FGS e a AAACSJB e surge como “valorização de uma comunidade de Alumni com uma forte implicação e memória coletiva da vivência nos Colégios, permitindo-lhes manter-se unidos ao trabalho dos Jesuítas e permitindo-nos a nós, enquanto Associação, materializar o nosso propósito social”, explica Joaquim Cannas, Presidente da AAACSJB.

Já para a FGS, esta iniciativa é uma forma de “dar a conhecer a FGS, junto de um público que se identifica claramente com a missão e com os projectos que desenvolvemos”, acrescenta Teresa Paiva Couceiro, Diretora da Instituição.

“Educar para Servir” é a finalidade de todo o acto educativo numa instituição da Companhia de Jesus. Não consiste somente em que o destinatário tenha mais conhecimentos ou saberes, mas que seja mais pessoa. O bem integral do educando, a nível humano e a nível académico, é o objectivo prioritário de todo o labor educativo. Tanto em Comum dirige-se ainda a todos os que, não tendo sido antigos alunos, partilhem e/ou se identifiquem com estes valores.

Para conhecer melhor este projecto visite http://www.tantoemcomum.org