porONU
fonteONU
a 20 FEV 2016

Mensagem do Secretário-Geral da ONU no Dia Mundial da Justiça Social

O Dia Mundial da Justiça Social destaca o imperativo de construir um futuro com dignidade para todos.

Guiada pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a Agenda de Acção de Adis Abeba e do Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas, a comunidade internacional comprometeu-se a acabar com a pobreza até 2030 através de políticas sociais, económicas e ambientais integradas e eficazes.

Estes projectos de referência, para um mundo melhor, dão-nos ferramentas valiosas e uma visão poderosa para satisfazer as necessidades da geração de hoje sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.

A justiça social deve estar no centro dos nossos esforços. Com a exclusão e a desigualdade em ascensão, temos de intensificar os esforços para assegurar que todas as pessoas, sem discriminação, são capazes de aceder a oportunidades para melhorar suas vidas e as dos outros. Devemos construir sociedades inclusivas, promover o trabalho decente, reforçar pisos de protecção social, e trazer as pessoas das margens.

Em todos os nossos esforços, as parcerias são essenciais. O desenvolvimento sustentável só é possível com o envolvimento activo de governos, parlamentos, empregadores, trabalhadores, sociedade civil, sector privado e outros agentes de mudança.

Vamos trabalhar juntos para forjar novos percursos integrados para o desenvolvimento social, ambiental e económico ancorado na justiça social e na promessa de um futuro melhor para todos.