porPlataforma ONGD
fontePlataforma ONGD
a 21 JAN 2016

ADESÃO DA PLATAFORMA À "ALIANÇA PARA OS ODS"

A Plataforma Portuguesa das ONGD aderiu no passado dia 20 de Janeiro à "Aliança para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)", iniciativa proposta pela United Nations Global Compact (UNGC) e a Global Compact Network Portugal (GCNP).

O ano de 2016 marca o início de uma nova etapa, com um horizonte temporal até 2030, em que trabalharemos, entidades públicas e privadas, do sector lucrativo e não lucrativo, para concretizar os novos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados por 196 países do Mundo em Setembro de 2015 na Assembleia Geral da ONU.

A Aliança para os ODS está alinhada com o ODS 17: Fortalecer os mecanismos de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável e visa a criação de diálogo multistakeholder de modo a proporcionar às Empresas melhor visão das expectativas das suas partes interessadas e reciprocamente. De acordo com a nova Agenda de Desenvolvimento Sustentável espera-se que as Empresas e Organizações Empresariais contribuam para o Desenvolvimento Sustentável.

A Aliança dará uma especial atenção às orientações e guias oriundos das Nações Unidas, ISO, OCDE, OIT, OMS e outros organismos internacionais, bem como às directivas e orientações emanadas da União Europeia que tenham consequências na actividade e deveres das Empresas.

Os objetivos gerais da Aliança são informar e consciencializar, bem como intervir na concretização, monitorização e avaliação da contribuição do Sector Empresarial para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente em Portugal, podendo também envolver-se em projectos noutros Países, nomeadamente os Países abrangidos pela Cooperação Portuguesa e Europeia.

Pode consultar mais informação sobre a Aliança para os ODS aqui.