porCésar Neto
fontePlataforma ONGD
a 05 FEV 2016

FÓRUM DAS ONG DE CABO VERDE | FÓRUM SOBRE A SUSTENTABILIDADE DAS ONG – PÓS 2015

A Plataforma Portuguesa das ONGD foi convidada a participar no “Fórum sobre a Sustentabilidade das ONGD – Pós 2015”, evento organizado pela Plataforma das ONG de Cabo Verde e que teve lugar na cidade da Praia nos passados dias 26, 27 e 28 de Janeiro.

A representação da Plataforma esteve a cargo de César Neto, Responsável de Comunicação, que participou como orador em três painéis e apresentou o livro “Plataforma Portuguesa das ONGD: 30 anos em prol do Desenvolvimento”, para além de participar em todos os outros painéis.

O primeiro dia da conferência ficou marcado pela cerimónia de abertura e pela Conferência Inaugural que contou com intervenções do Presidente da Plataforma das ONG do Comandante Pedro Pires, Presidente do Instituto Pedro Pires e Presidente da República (entre 2001 e 2011).

Cabo Verde, os ODM, os ODS e o papel da cooperação internacional
A parte da manhã do segundo dia ficou marcada pelo debate sobre o real impacto da cooperação e dos ODM em Cabo Verde com painéis dedicados aos temas: “Cabo Verde e os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável” e “O Contributo das Organizações da Sociedade Civil no alcance dos ODM – Um análise de intervenção de Actores Não Estatais de Cabo Verde”.

César Neto, representante da Plataforma, participou neste segundo painel com uma intervenção sobre “O contributo da Cooperação Internacional para os ODM” no qual apresentou uma análise geral aos ODM, referindo o facto de não serem vinculativos e destacando negativamente o papel de muitos governos. Realçou ainda a importância do trabalho das OSC, nomeadamente da ONGD portuguesas, tanto ao nível da cooperação como da educação para o desenvolvimento. Finalizou a intervenção referindo que não podemos ter apenas em conta os indicadores, é importante analisar os impactos a longo prazo, e lançando algumas notas para o futuro, nomeadamente a importância do envolvimento de todos e todas na concretização da nova agenda.

A parte da tarde centrou-se no futuro do Desenvolvimento de Cabo Verde e teve dois painéis: “Cabo Verde: Graduação a País de Rendimento Médio e as implicações na vida das OSC” e “Uma Visão Partilhada com Vista à Mudança”.

A intervenção de César Neto neste último painel do dia baseou-se na importância da participação e do envolvimento dos cidadãos, seja nos projectos de ED, nas campanhas de comunicação ou nos projectos de Cooperação, apresentando alguns referenciais de boas práticas como a apropriação, a troca/partilha de conhecimentos, técnicas e instrumentos, entre outros. Referiu-se ainda aos sistemas normativos e legais que regulam o trabalho das ONGD em Portugal e a relação entre Governo/ONGD e terminou com uma análise ao actual relacionamento entre Plataforma e as ONGD com o Estado, Governo e Partidos Políticos.

No final do dia teve ainda lugar a apresentação do livro “Plataforma Portuguesa das ONGD: 30 anos em prol do Desenvolvimento.”

Financiamento, Autofinanciamento, Priorização dos ODS e Agenda Pós 2015 da Sociedade Civil
O terceiro e último dia do Fórum começou com um Painel sobre “Oportunidades de Financiamento Internacional” no qual César Neto, Responsável de Comunicação da Plataforma, abordou a importância do autofinanciamento e do aproveitamento das parcerias e de novas oportunidades que possam surgir, permitindo assim que as ONG não estejam dependentes do financiamento estatal. Explorou também a importância da comunicação com financiadores, enaltecendo que a comunicação institucional e de interesse público podem influenciar as decisões dos financiadores.

O dia teve ainda mais dois painéis: “Priorização de ODS – Papel das ONG” e “O Autofinanciamento: O Desafio das ONG Pós 2015” e uma mesa redonda com o tema “Construir consensos para uma Agenda Não-Governamental Pós-2015.”

O Encerramento ficou marcado pela leitura das principais recomendações do Fórum.