porOikos
fonteOikos
a 16 NOV 2015

Oikos lança iniciativa inédita de democracia participativa

Numa altura de incertezas políticas quanto ao futuro do país, a Oikos lança iniciativa inédita de democracia participativa, através da rede social “Airesis”, uma ferramenta de E-Democracia. A Oikos deu hoje início a seis Comunidades Virtuais de Prática (CoP), orientadas para a influência de políticas públicas que contribuam para a criação de uma Estratégia Integrada de Segurança Alimentar e Nutricional, em Portugal.

A iniciativa ocorre no âmbito do projecto «Integrar para Alimentar», realizado em parceria com a Direção Geral de Saúde e do Instituto Superior de Agronomia.

Convida-se à participação de toda a população portuguesa a debater ideias e fazer propostas concretas participando numa ou mais das seis Comunidades: “Acesso à Alimentação”, “Sistemas Alimentares Locais e Circuitos Curtos”, “Desperdício Alimentar”, “Nutrição e Saúde ao Longo do Ciclo de Vida”, “Qualidade, Normalização e Certificação dos Alimentos”, “Sustentabilidade dos Padrões de Produção e Consumo”.

Para participar basta efectuar um registo simples, clicando nos links das CoP acima transcritos.

Os resultados e propostas destas CoP serão apresentados numa Conferência de Alto Nível a realizar na segunda quinzena de Janeiro de 2016, e para a qual serão convidados os principais decisores políticos das seguintes áreas sectoriais: Agricultura, Ambiente, Educação, Saúde, Economia e Segurança Social.

O convite à participação nas CoP é, por maioria de razão, extensível aos deputados da Assembleia da República, mas contará com a participação de um vasto leque de actores, cidadão empenhados, académicos, agricultores, colaboradores e voluntários de ONGs e IPSS, empresas, funcionários púbicos.

Para saber mais sobre como participar nas Comunidades de Prática, aceda ao Tutorial.