porOikos
fonteOikos
a 13 NOV 2015

O Grupo de Impacto Portugal associou-se ao Inspiring Impact, do Reino Unido, e disponibiliza agora o “Código de Boas Práticas de Impacto” em Português

Este “Código de Boas Práticas de Impacto” foi desenvolvido a partir de uma consulta pública a vários sectores com o contributo de um grupo de trabalho composto por 17 organizações. Foi produzido pelo NCVO, membro do Inspiring Impact.

O Código de Boas Práticas de Impacto oferece directrizes gerais e consensuais para um enfoque no impacto. Estabelece um ciclo de prática e uma série de princípios gerais que devem ser seguidos.

O ciclo e os princípios que compõem este documento são válidos para todos os tipos de organizações sem fins lucrativos. Também se destinam a ajudar os financiadores e agentes públicos a alcançarem uma compreensão realista e adequada das boas práticas de impacto para essas organizações.

Propõe-se a aplicação destes  princípios em cada fase de acção, discutindo a prática de impacto com os stakeholders internos e externos.

A tradução para Português foi realizada pelo Grupo de Impacto Portugal que reúne actores chave de diferentes sectores de atividade com o objectivo de apoiar o desenvolvimento da agenda de impacto social em Portugal. O Grupo de Impacto Portugal inclui membros de organizações como ADENORMA, Águas de Portugal, Associação Construir sobre a Rocha, Core, Ethical, Fundação Calouste Gulbenkian, Sector 3, Sustentare, OIKOS e WACT, bem como os membros do grupo coordenador - Stone Soup Consulting, Fundação EDP e Operação Nariz Vermelho, e profissionais como Mariana Branco.

Para mais informações sobre o Grupo de Impacto Portugal, visite a página na internet do Social Value International.