|
porUNICEF
fonteUNICEF
a 27 OUT 2015

Terramoto no Afeganistão e no Paquistão: as crianças não estão a ter acesso à assistência humanitária

As crianças nas zonas atingidas pelo terramoto no Afeganistão e no Paquistão estão a fazer face a outras ameaças que podem ser fatais dado que as condições meteorológicas extremas e a insegurança estão a privar as comunidades do acesso à assistência humanitária, alerta a UNICEF.

Na sequência do sismo com uma magnitude de 7.5 na escala de Richter que atingiu aqueles países, cerca de 200 pessoas morreram, incluindo doze raparigas estudantes, e aproximadamente mil pessoas ficaram feridas – estima-se que as crianças constituam metade da população afectada. 

As chuvas fortes e a intensa queda de neve que se têm registado nos últimos dois dias têm incidido nas zonas montanhosas e remotas que foram afectadas pelo forte abalo sísmico. As comunicações são precárias e o acesso é difícil devido à natureza rude do terreno e às operações de segurança.

“Estamos extremamente preocupados com a segurança e o bem-estar das crianças, que são já quem corre maiores riscos em qualquer situação de catástrofe e estão agora em perigo de sucumbir à inclemência dos elementos com a descida acentuada das temperaturas," afirmou Karin Hulshof, Directora Regional da UNICEF para a Ásia do Sul.

Algumas das zonas atingidas pelo terremoto estão completamente inacessíveis, enquanto a maior parte da restante região afectadas é difícil de alcançar mesmo em circunstâncias normais. 

As equipas da UNICEF no Afeganistão e no Paquistão estão a trabalhar com os governos nacionais e encontram-se preparadas para fornecer bens de primeira necessidade a dezenas de milhares de crianças afectadas e suas famílias.

A UNICEF alerta para o facto de que os serviços de saúde, nutrição, higiene e educação vão estar agora sob enorme pressão, o que fará multiplicar o número de crianças em risco.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010