|
porUNICEF
fonteUNICEF
a 30 SET 2015

A Maior Lição do Mundo

A campanha pelos Objectivos Globais e a UNICEF lançaram na segunda-feira, a nível global, A Maior Lição do Mundo, iniciativa que se destina a dar a conhecer às crianças em mais de 100 países, os novos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável adoptados pela Assembleia-geral da ONU no domingo passado.

A Maior Lição do Mundo visa envolver crianças e jovens no esforço global para a construção de um futuro mais sustentável para todos os cidadãos. A iniciativa já mereceu o apoio de líderes e figuras públicas influentes, nomeadamente da Rainha Rania Al Abdullah da Jordânia, Eminente Defensora da UNICEF; Nancy Ajram e Serena Williams, Embaixadoras da UNICEF; a Embaixadora global da PLAN International, Freida Pinto; Dani Alves, Neymar e o Instituto Neymar Jr. 

“A Maior Lição do mundo não se destina apenas a ensinar às crianças o que são os novos Objetivos Globais, pois pretende envolvê-las no esforço para atingir esses objetivos – explicando os desafios que estão a moldar o seu futuro e encorajando-as a serem agentes de mudança nas suas próprias comunidades,” afirmou o Diretor Executivo da UNICEF, Anthony Lake. “Os jovens podem ajudar a alcançar os Objetivos Globais pedindo contas aos seus líderes pelas promessas que estão a fazer – e assumindo eles próprios a responsabilidade pela construção de um futuro melhor para todos.” 

A iniciativa terá lugar em salas de aula de todos os continentes na semana de 28 de setembro. Um número que se estima na ordem dos 500 milhões de raparigas e rapazes com idades entre os 8 e os 14 anos terão a oportunidade de conhecer os Objetivos Globais, que abrangem uma série de áreas que vão desde a erradicação da pobreza extrema, o combate às alterações climáticas, até à criação de oportunidade de acesso a um ensino primário e secundário de qualidade para todas as crianças.
Em Portugal, o Comité Português para a UNICEF e a Direção-Geral da Educação juntaram esforços a fim de promover esta iniciativa e levar a mensagem ao maior número de crianças portuguesas. A Maior Lição do Mundo, que terá lugar em estabelecimentos de ensino de todo o país, pretende dar a conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e contribuir para uma maior consciencialização do papel de cada um na construção de um mundo mais seguro, mais saudável e mais sustentável.

Foram especialmente concebidos para esta iniciativa diversos materiais didácticos, entre os quais um filme de animação do estúdio Aardman, com argumento de Sir Ken Robinson, especialista em educação, e um livro de banda desenhada da autoria de Josh Elder, Karl Kesel e Grace Allison, disponíveis para descarregar em http://maiorlicao.unicef.pt/. O filme de animação em português, com locução de Joana Latino, está disponível em https://youtu.be/Bs-N6SSX18M.

Diversas figuras públicas que apoiam a campanha gravaram as suas próprias mensagens a explicar o que é a Maior Lição do Mundo, nomeadamente Serena Williams, Kolo Touré, Neymar e Dani Alves. Estão ainda disponíveis planos de aulas, que os professores escolherão com base nos temas que considerarem mais relevantes para os seus alunos.

Sua Majestade a Rainha Rania Al Abdullah da Jordânia, Eminente Defensora das Crianças, afirmou “A Educação não é apenas um direito; é também um recurso. Pode combater todos os desafios humanos e globais dos nossos dias. Apoio a Maior Lição do Mundo para que todos os jovens fiquem a conhecer os Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”.

“A Maior Lição do Mundo é uma excelente oportunidade para dar a conhecer às crianças em toda a parte o que são os Objetivos Globais e como cada uma delas pode desempenhar o seu papel para que sejam alcançados,” afirmou Richard Curtis, fundador da campanha pelos Objetivos Globais. “Seria formidável que todos os professores pudessem assegurar a realização da Maior Lição do Mundo nas suas escolas. Tornando populares os Objetivos Globais, podemos criar mais oportunidades para que estes resultem em todo o mundo – e contribuir para que sejamos a primeira geração que põe fim à pobreza extrema, a geração mais determinada da História a pôr fim à injustiça e à desigualdade, e a última geração a viver sob a ameaça das alterações climáticas.”

A Maior Lição do Mundo é uma oportunidade única para promover a cidadania global nas escolas de todo o mundo. Os temas que abordam um vasto leque de áreas como as ciências, a geografia, a cidadania e as tecnologias, e ajuda os professores a explorar questões globais importantes como os direitos humanos, a pobreza e as alterações climáticas.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010