|
porAIDGLOBAL
fonteAIDGLOBAL
a 29 SET 2015

AIDGLOBAL apresenta “Educar para Cooperar: a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global”

Nos próximos 2 anos lectivos, alunos, professores e cidadãos de 6 municípios serão sensibilizados para temas de cidadania global, em articulação com o património da Rota Histórica das Linhas de Torres

A AIDGLOBAL inicia, este mês, o projecto “Educar para Cooperar: a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global”, com vista a sensibilizar alunos, professores, actores de desenvolvimento local e cidadãos dos seis municípios parceiros - Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira - para as temáticas e valores da Educação para a Cidadania Global, e a mobilizá-los para a sua promoção, articulando com o património da Rota Histórica das Linhas de Torres.

“Educar para Cooperar: a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global” pretende dar continuidade ao trabalho que a AIDGLOBAL tem desenvolvido ao nível da Educação para a Cidadania Global e, assim, contribuir para que cidadãos de seis municípios compreendam as causas relacionadas com os problemas do desenvolvimento, a partir do património dos seus concelhos, com vista à promoção de uma cidadania global activa na construção de sociedades mais justas, equitativas e sustentáveis.

Neste projecto, destaca-se o tema das Invasões Francesas em território português, no séc. XIX, na medida em que a luta contra o domínio francês teve profundas repercussões sociais, económicas e ambientais. Apesar de Portugal ter garantido a independência, o país ficou em extrema pobreza e os recursos naturais de parte do território foram destruídos. Partindo deste contexto, os beneficiários do projecto serão levados a reflectirem sobre as causas atuais da guerra, da pobreza, das desigualdades sociais, do desrespeito pelos direitos humanos e sobre o contributo de cada um para minorar as suas consequências.

Entre as actividades a desenvolver nas escolas dos seis municípios, constam: a sensibilização de 12 turmas de 2º e 3º ciclos para as temáticas de Educação para a Cidadania Global, 6 acções de formação, 2 workshops sobre Educação para a Cidadania Global, um estudo sobre a ligação do património da Rota Histórica das Linhas de Torres à Cidadania Global, uma Maleta Pedagógica para suporte às visitas de estudo, Círculos de Aprendizagem, 6 Semanas de Educação para o Desenvolvimento, a criação de percursos de Geocaching e a conferência “A Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global”.

O projecto tem a duração de 24 meses, entre 1 de Setembro de 2015 a 30 de Agosto de 2017, e é financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, e conta como parceiros as Câmaras Municipais de Arruda dos Vinhos, Loures, Sobral de Monte Agraço, Mafra, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, e, também, o Centro de Formação Loures Oriental. 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010