porFGS e CEAUP
fonteFGS e CEAUP
a 21 SET 2015

Educação formal em destaque no novo número da Revista "Sinergias"

Já está disponível o número dois da Revista Científica “Sinergias - Diálogos Educativos para a Transformação Social”. Coincidindo com o arranque do ano lectivo, esta edição surge como um convite à reflexão e mobilização para uma educação transformadora em contextos de Educação Formal.

No editorial, assinado pela investigadora canadiana Karen Pashby, pode ler-se que “educar para a cidadania global, representa hoje simultaneamente um desafio e uma oportunidade.” A Educação para o Desenvolvimento (ED)/ Cidadania Global (ECG) traz conceitos importantes e estruturantes para a reflexão nas ONG e outras organizações da sociedade civil, nas escolas e mesmo para a própria ONU, que os considera na determinação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável pós-2015 para a área da Educação.

Contribuindo para esta reflexão, esta edição da revista Sinergias apresenta, entre os vários artigos selecionados, a recente reforma curricular finlandesa, focando no processo de integração da Educação Global no currículo. A nível nacional, são apresentados dois artigos dedicados ao tema da avaliação e da formação inicial de professores/as na área da ED. Propõe, ainda, uma análise ao papel da Universidade na ED a partir da realidade espanhola e, por último, uma reflexão crítica sobre os processos de ligação educativa entre escolas do “Sul” e do “Norte”.

Neste segundo número é entrevistado Oscar Jara, educador popular e sociólogo, actualmente Presidente do Conselho de Educação Popular da América Latina y Caribe (CEAAL), que nos conta o seu percurso enquanto educador popular e aborda os principais desafios que uma educação transformadora enfrenta nos dias de hoje.

Espera-se que esta edição abra novas possibilidades e mobilize para as ideias e desafios ilustrados. Com base num esforço contínuo a nível curricular, pedagógico e de trabalho colaborativo este pode ser um momento chave para a ED/ECG.

“Sinergias - Diálogos Educativos para a Transformação Social” é uma revista especializada, semestral, que pretende funcionar como plataforma de discussão e de reflexão internacional no campo da ED/ECG. A Fundação Gonçalo da Silveira e o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto são os promotores da iniciativa, no âmbito do projeto Projeto “Sinergias ED: Conhecer para melhor agir – promoção da investigação sobre a ação em ED”.
O número dois da Revista está disponível, de forma gratuita, a partir do endereço www.sinergiased.org.