porVárias
fonteSocial Platform
a 09 SET 2015

CARTA ABERTA DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL ÀS PESSOAS QUE FOGEM DA GUERRA, DA PERSEGUIÇÃO E DA POBREZA

Enquanto europeus, pedimos desculpa (#pedimosdesculpa #weapologize) em nome dos nossos líderes nacionais e europeus pela indesculpável falta de coordenação na ajuda humanitária à situação em que vocês e milhares de outras pessoas se encontram quando atravessam as nossas fronteiras, fugindo da guerra, da perseguição e da pobreza.

Compreendemos que a decisão de fazer esta viagem não vos tenha sido fácil e que pode ter colocado a vida dos vossos entes queridos em risco, ou pior do que isso. Continuaremos a apelar aos nossos decisores políticos para que proporcionem canais seguros e regulares para entrada na União Europeia, de modo a que o vosso bem-estar não dependa de traficantes de seres humanos.

Apesar da falta de acção de muitos Governos, muitas organizações da sociedade civil (OSC) e milhares de pessoas por toda a UE estão a tomar uma posição e a disponibilizar as suas casas, a partilhar alimentos e a doar as suas roupas. Continuaremos a pressionar os nossos políticos para que eles cumpram com a obrigação humanitária que têm de assegurar o fornecimento desses serviços, em vez de deixar que isso seja feito por indivíduos ou organizações.

A decisão que tomaram e que vos trouxe aqui à Europa requereu muita coragem. Imploramos aos nossos líderes que demonstrem a mesma coragem e que encontrem conjuntamente uma resposta pan-europeia que respeite os direitos humanos de cada indivíduo, independentemente do seu estatuto.

Enquanto muitos dos nossos líderes parecem ter esquecido os valores fundamentais da solidariedade e dos direitos humanos, nós não os esquecemos. A UE tem capacidade para vos acolher de braços abertos e a falta de vontade para fazer isso é deveras embaraçosa para nós. Reconhecemos o vosso direito a procurar refúgio em regiões mais seguras e a serem tratados com dignidade e também reconhecemos a contribuição que poderão dar, pelo que iremos lutar para que vos seja dada essa oportunidade.

Solidariamente,

Social Platform
AEGEE-Europe
AGE Platform Europea