porONU
fonteONU
a 19 AGO 2015

Mensagem do Secretário-Geral da ONU no Dia Mundial da Ajuda Humanitária

"No Dia Mundial da Ajuda Humanitária, honramos a dedicação altruísta e o sacrifício dos trabalhadores e voluntários de todo o mundo que se dedicam - muitas vezes sob imenso risco pessoal - a ajudar as pessoas mais vulneráveis do mundo.

Este ano, mais de 100 milhões de mulheres, homens e crianças precisam de assistência humanitária que salve as suas vidas. A quantidade de pessoas afectadas por conflitos atingiu níveis que já não eram vistos desde a Segunda Guerra Mundial, o que é acompanhado por um grande número de pessoas afectadas por desastres naturais e induzidos pelo homem.

Neste dia também celebramos os valores comuns à Humanidade. As famílias e as comunidades que actualmente lutam para sobreviver nas situações de emergência, fazem-no com grande capacidade de resistência e dignidade. Elas precisam e merecem que se renove o compromisso para fazer todo o possível no sentido de lhes fornecer as condições para um futuro melhor.

Cada um de nós pode fazer a diferença. Num mundo que está cada vez mais tecnologicamente interligado, cada um de nós tem o poder e a responsabilidade de inspirar os outros a ajudar a criar um mundo mais humano.

Neste Dia Mundial da Ajuda Humanitária peço a todos que demonstrem solidariedade, enquanto cidadãos globais, participando na campanha #ShareHumanity. Incentivo o uso das redes sociais para promover a ação humanitária e a dar voz aos que não a têm, partilhando histórias de crise, esperança e resiliência.

No próximo mês de Maio, em Istambul, na Turquia, vai decorrer a primeira Cimeira Mundial da Ajuda Humanitária. A Cimeira irá fornecer uma plataforma para que os Chefes de Estado e de governo, os líderes da sociedade civil, o sector privado, as comunidades afectadas pelas várias crises humanitárias e as organizações multilaterais possam anunciar novas e ousadas parcerias e iniciativas para reduzir o sofrimento e reforçar a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

Conto com o apoio de todos os sectores da sociedade para que a Cimeira Mundial da Ajuda Humanitária venha a ser um sucesso. Juntos podemos e devemos construir um mundo mais humano, com um compromisso mais forte para com as acções humanitárias que salvam vidas".