|
porUNICEF
fonteUNICEF
a 07 AGO 2015

UNICEF lança apelo para resposta humanitária de emergência em Myanmar

A UNICEF lançou um apelo no montante de 9.2 milhões de dólares para financiar a ajuda humanitária urgente destinada às crianças afectadas pelas inundações em Myanmar. Até agora, as inundações já causara a morte a pelo menos 88 pessoas e afectaram mais de 330.000, incluindo mais de 112.000 crianças. As carências mais urgentes incluem acesso a água segura e limpa e a saneamento, cuidados de saúde de emergência, e apoio psicossocial para as crianças.

“Nos quatro estados e regiões mais afectados, Chin, Magway, Sagaing e Rakhine, as inundações atingiram aqueles que já eram os mais vulneráveis no país,” afirmou a Representante da UNICEF em exercício no Myanmar, Shalini Bahuguna. “Hoje vamos enviar equipas de avaliação para as regiões de Bago e Ayeyarwady, que também foram afectadas, para podermos fazer um levantamento da situação e levar ajuda a quem dela necessita.”

Juntamente com o Governo, a UNICEF está a trabalhar para alcançar todas as crianças afectadas em Myanmar. A organização está a dar apoio às equipas de avaliação em todo o país e a distribuir nas zonas afectadas pastilhas para purificação da água e outros produtos essenciais nos sectores da água, saneamento e higiene (WASH), e saúde.

No estado de Chin, que ficou em grande parte isolado do resto do país devido aos danos nas estradas e pontes, a UNICEF ajudou a construir latrinas a partir de materiais localmente disponíveis. Muitas crianças e famílias permanecem em abrigos temporários.

Até agora, a UNICEF:

  • Ajudou a transportar 860.000 pastilhas para purificação da água destinadas a cobrir as necessidades de 57.000 pessoas durante duas semanas
  • Enviou 6.000 kits de higiene para aproximadamente 30.000 pessoas
  • Enviou 150 kits de protecção infantil e 40 kits para espaços amigos-das-crianças
  • Forneceu micronutrientes de apoio a crianças e famílias no estado de Chin

À medida que o nível das águas vai decrescendo nalgumas zonas de Myanmar atingidas pelas inundações, os primeiros esforços de recuperação devem concentrar-se na reconstrução das vidas devastadas de todas as crianças e famílias afectadas. Além de irem ao encontro das necessidades imediatas das famílias, as medidas de recuperação precisam de aplicar uma perspectiva de longo prazo a fim de proteger as crianças vulneráveis de choques futuros.

Myanmar é um país propenso a catástrofes naturais, tais como inundações, ciclones e sismos. A UNICEF está a trabalhar de perto como Governo para reforçar a capacidade de preparação do país e a resiliência das comunidades, nomeadamente através da protecção social inclusiva.

“Continuaremos a apoiar os esforços do Governo para alargar a protecção social a todas as crianças e famílias, e para reforçar a capacidade das instituições para se prepararem, e fazerem a gestão, de catástrofes futuras,” rematou Shalini Bahuguna.
 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010