porCentro de Recursos para a Cooperação e Desenv
fonteCentro de Recursos para a Cooperação e Desenvolvimento - IEUM
a 07 AGO 2015

Alunos da UMinho a caminho de Cabo Verde em Voluntariado para a Cooperação

O Projeto de Voluntariado para a Cooperação “Muito Mais Mundo” é mais uma das iniciativas da UMinho, no âmbito do Ano Europeu para o Desenvolvimento, que promove a possibilidade aos estudantes e aos alumni da Universidade do Minho de realizarem voluntariado num país do sul global. Tendo como pano de fundo a Educação para Cidadania Global e estando imbuído de um espírito de cooperação assente numa lógica de reciprocidade, de partilha de conhecimentos e de construção conjunta, o Muito Mais Mundo terá lugar, enquanto projeto piloto, este ano, em Cabo Verde, na ilha de Santiago, mais concretamente no Município de Santa Cruz.

De entre muitas candidaturas recebidas, foram selecionados cinco voluntários, os quais vêm do Instituto de Educação, da Escola de Psicologia, do Instituto de Ciências Sociais e da Escola de Ciências e todos desenvolverão trabalho voluntário nas suas áreas de formação. A Ângela Gomes e a Rachel Prochoroff foram as primeiras a embarcar, enquanto o Daniel Santos, a Inês Carrola e a Helena Nunes aguardam a partida no próximo dia 14 de agosto. Estes voluntários, depois de terem estado em formação intensiva durante o mês de julho, permanecerão em Cabo Verde sensivelmente entre 4 de agosto a 17 de setembro, a trabalhar com instituições de acolhimento que solicitaram colaboração, as quais se debatem, por um lado, com problemáticas sociais relacionadas com crianças e jovens, mães adolescentes e toxicodependência, mas que contemplam também, por outro lado, projetos de desenvolvimento comunitário, por exemplo, o da criação de uma televisão comunitária e o do reforço de uma Escola de Música.

Mas o Muito Mais Mundo, não termina após a permanência em Cabo Verde! Os voluntários estarão a desenvolver trabalho em parceria com as suas instituições de acolhimento à distância, partilharão a sua experiência e aprendizagens com a Academia e apoiarão na organização do projeto no próximo ano letivo. Numa 2ª edição, espera-se alargar o projeto a mais ilhas em Cabo Verde e a mais países da lusofonia, com a perspetiva de promover na UMinho, mobilidade também para estes contextos. Será possível acompanhar o trabalho e vivência destes voluntários no terreno a partir da página de facebook “Do sonho à realidade - Muito Mais Mundo em Cabo Verde” criada para o efeito.

Este projeto é promovido pelo Centro de Recursos para a Cooperação e Desenvolvimento (CRCD), do Instituto de Educação da Universidade do Minho, pelo Instituto das Comunidades Educativas (ICE) e pela Câmara Municipal de Santa Cruz em Cabo Verde, contando ainda com outros parceiros. O financiamento das deslocações dos voluntários provém, maioritariamente, de uma angariação de fundos que os mesmos estão a desenvolver.

Acreditamos que há "Muito Mais Mundo" para conhecer, para vivenciar, para aprender e para cooperar!

Artigo escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.