porFEC
fonteFEC
a 08 JUL 2015

276 portugueses participam em ações de voluntariado missionário internacional

No ano de 2015, 276 jovens e adultos realizaram projectos de voluntariado missionário em países em desenvolvimento. Em Portugal são cerca de 624 os que realizaram actividades de voluntariado/missão.

Os principais continentes a receber voluntários são África, América do Sul, América Central e Ásia recebendo 276 voluntários portugueses. Entre projectos de curta e longa duração Moçambique vai acolher 74 voluntários, Cabo Verde acolhe 71, Angola acolhe 38, São Tomé e Príncipe acolhe 36, o Brasil acolhe 27, Guiné-Bissau acolhe 18 e Timor-Leste acolhe 9. Para a Bolívia partem ainda 2 voluntários e para o Perú parte 1.

Estes dados resultam de um inquérito feito às 61 Entidades que integram a Rede de Voluntariado Missionário coordenada pela FEC, ao qual responderam 44 (menos 5 do que no ano anterior) sendo que das 61, 29 enviam voluntários em missão (menos nove do que em 2014). Entre elas estão: ONGD, IPSS, Associações Juvenis, Congregações Religiosas, Paróquias, Dioceses, Fundações e grupos informais de jovens e adultos.

A maioria dos voluntários que parte são estudantes e pessoas empregadas que dedicam a suas férias à missão. 54 pessoas repetem a experiência e partem de novo.

Nos projectos de curta duração, isto é missões que podem ir de 15 dias a 6 meses, partem para os países em desenvolvimento 249 pessoas. Em projectos de longa duração (entre 7 meses a 2 ou mais anos) partem 27. Destes, 73% são mulheres e 27% homens.

A grande maioria dos voluntários que parte em 2015 tem entre 18 e 30 anos, sendo que destes, 88% são estudantes, recém licenciados ou pessoas empregadas que utilizam o seu tempo de férias para se dedicar ao desenvolvimento de projetos de voluntariado internacional.
Dos 276 voluntários que participam em projectos de voluntariado missionário, 54  vão repetir a experiência.

Voluntários desempregam-se para partir em missão!

Com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, 8 pessoas deixam o seu emprego e partem este ano para países em desenvolvimento. Um total de 12 desempregados decidem dedicar seu tempo a viver este tempo das suas vidas em experiências de voluntariado missionário, representando um total de 5% no universo do número de partidas.

Educação e Formação continua a ser o principal foco das entidades no terreno

As principais áreas de intervenção das entidades durante a sua presença em projectos de voluntariado missionário são variadas: agricultura, animação sociocultural, construção de infraestruturas, educação e formação, pastoral, saúde, dinamização comunitária, entre outras necessidades sentidas no decorrer dos projectos. No entanto, o principal enfoque dos voluntários continua a ser a educação e a formação, tendo um total de 24% de entidades envolvidas nestes projectos. A saúde e o trabalho pastoral vêm logo a seguir, num total de 18 e 15 (respetivamente) entidades a trabalhar nestas áreas.

17% das entidades  desenvolvem os seus projectos com ou/e para crianças , 15% com ou/e para jovens, 9% com ou/e para mulheres e 8% com ou/e para famílias. No entanto, o principal enfoque dos voluntários continua a ser nas crianças e nos jovens.

“Os voluntários regressam com novas formas de estar e de ser!”

Quando questionados sobre o que mais mudou na pessoa que partiu e a que regressa, 24 entidades apontam a aprendizagem de novas formas de ser/estar, 18 a maior sensibilização para a interculturalidade e o desejo de continuação de apoio aos projectos a partir de Portugal, 10 a maior valorização dos recursos naturais. Talvez por isso anotam também que muitos sentem o desejo de regressar ao país de missão para trabalhar numa empresa, ONGD ou associação (14%).

Viver a missão em Portugal: ser missionário no seu próprio país!

São um total de 624 jovens e adultos que ao longo deste ano realizaram actividades de voluntariado missionário em Portugal, com uma duração que pode ser uma vez por dia, uma vez por semana, uma vez por mês, uma semana por ano, e outras, mas com uma regularidade assegurada. Este trabalho é desenvolvido em todas as áreas do país, tendo uma incidência maior em Lisboa e Vale do Tejo com um total de 228 voluntários a desenvolver actividades e também nas Beiras (Alta e Baixa) com um total de 89 voluntários e  Minho com um total de 76 voluntários em acção.

A maior parte dos voluntários desenvolve atividades de animação sociocultural e de trabalho pastoral, num total conjunto de 50% de ação nestes campos. 32% das entidades focam o seu trabalho nas crianças e nos jovens e 17% tem especial atenção à população mais idosa. 11% dedicam-se ao trabalho com famílias. Um fator a ter em atenção é que na maior parte das vezes a mesma entidade trabalha em várias áreas ao mesmo tempo, atendendo a diversas populações-alvo.