|
porUNICEF
fonteUNICEF
a 08 JUN 2015

UNICEF distribui mais de 700.000 kits de aprendizagem a crianças na Libéria

A UNICEF começou hoje a distribuir 700.000 kits de aprendizagem e ensino a milhares de escolas na Libéria. Estes kits vão ajudar a assegurar a continuidade da aprendizagem por parte de estudantes na Libéria pós-Ébola, proporcionando alguns dos artigos didácticos básicos que são precisos ao longo do ano lectivo.

Os 700.000 kits serão distribuídos junto de 4.460 escolas em todos os Condados e Distritos da Libéria.

“A educação de mais de um milhão de crianças foi afectada devido ao encerramento de escolas durante o pico do surto de Ébola na Libéria. Proporcionámos kits para prevenção e controlo da infecção para ajudar as escolas a reabrir, e agora que o fizeram, estamos a fornecer estes materiais para ajudar os estudantes e os professores a ensinar e aprender de uma maneira eficiente usando recursos básicos, para que as crianças venham a tornar-se cidadãos produtivos e os futuros líderes da Libéria. Esta operação é compatível com a Abordagem da Escola Amiga da Criança, o quadro de melhoria de qualidade que a UNICEF promove no mundo inteiro,” afirma Sheldon Yett, Representante da UNICEF na Libéria.

Cada kit escola/ensino contém giz, apagadores, folhas de poster, canetas de feltro, pastas para pendurar, resmas de papel, pastas para arquivar, livros de registo/matrícula, registos de frequência escolar e cadernos para planeamento escolar. Os kits de aprendizagem contêm mochilas de estudante, lápis, borrachas, afiadores, réguas, cadernos de apontamentos, blocos de notas e conjuntos para geometria.

A UNICEF, com financiamento da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), adquiriu os materiais para ensino e aprendizagem destinados a 4.460 escolas. A UNICEF foi exclusivamente responsável pelo empacotamento de todos os 700.000 kits, e está a trabalhar com o Ministério liberiano da Educação para distribuir esses artigos.

“Todas as crianças na Libéria precisam de ter as mesmas oportunidades de ir à escola. O nosso objectivo é o de criar um ambiente propício para as crianças irem à escola, participarem em actividades educativas e desenvolver plenamente o sue potencial,” afirmou George K. Werner, Ministro da Educação da Libéria. “Esta remessa faz parte desse processo, e estamos gratos à USAID e à UNICEF para proporcionar esta ajuda preciosa que irá reforçar a qualidade do ensino e aprendizagem nas nossas escolas.”

A UNICEF está a trabalhar de perto com os funcionários do Ministério da Educação, com os assessores de Educação dos Condados e Distritos, bem como com os directores das escolas para assegurar a distribuição eficaz dos materiais a todas as escolas. O processo de distribuição irá prosseguir ao longo das próximas 12 semanas.

Em Fevereiro deste ano, a UNICEF proporcionou mais de kits de prevenção e controlo a 4.038 escolas na Libéria. Estes materiais foram complementados pela distribuição de kits a mais 581 escolas em Abril. os kits incluíram alguidares, sabão, cloro e artigos de limpeza para ajudar as crianças a reduzir o risco de transmissão do Ébola.

Embora não tenha sido realizado qualquer estudo a este propósito recentemente, o estudo  Liberia Out of School Children (Crianças Liberianas fora da escola em 2012) revelou que estavam  571.555 crianças em idade escolar fora da escola e mais de 400.000 em risco de abandono escolar. Mais de 30% das crianças que encetaram o primeiro ano de escolaridade não completaram o ciclo do ensino básico. Segundo o EMIS 2014, a taxa bruta de matrícula é de apenas 26.7%.
 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010