porCésar Neto
fontePlataforma ONGD
a 05 JUN 2015

O Desenvolvimento Sustentável em discussão no Ciclo de Cinema “Direitos e Desenvolvimento/Cine-ONU”

O Ciclo de Cinema “Direitos e Desenvolvimento/Cine-ONU” regressou com a exibição do documentário "Walls and the Tiger" da realizadora indiana Sushma Kallam.

O documentário, filmado na Índia, analisa a necessidade de equilíbrio entre progresso económico, inclusão social e defesa do ambiente. Conta a história de uma consultora de negócios bem-sucedido que toma consciência do seu papel na destruição da sua terra natal e do impacto negativo do desenvolvimento moderno nas comunidades rurais do Sul da Índia. Realça a importância de defender as comunidades contra o “desenvolvimento” exterior.

O filme foi o ponto de partida para uma discussão sobre questões relacionadas com o Desenvolvimento Sustentável e que contou com a participação da realizadora, Sushma Kallam, e de Luís Ribeiro, jornalista da Visão.

Luís Ribeiro referiu que ao ver este documentário ficou a impressão que a manutenção do nosso estilo de vida não é compatível com a manutenção do estilo de vida noutros países e perguntou se estamos dispostos a pagar o preço da mudança.

Sushma começou a intervenção por referir que os países pretendem o seu espaço na economia global mas que não estão a prestar atenção aos recursos naturais e humanos. Realçou a importância do consumo responsável. É essencial mudar as nossas atitudes, a nossa consciência e consequentemente os nossos comportamentos. A realizadora terminou solicitando a todos os presentes que reflictam sobre porque se devem preocupar com estas questões, e sobre o que podem fazer, uma vez que somos nós individualmente que podemos escolher e fazer a diferença.

Esta foi mais uma sessão do Ciclo de Cinema “Direitos e Desenvolvimento / CINE-ONU”, organizado pela Plataforma Portuguesa das ONGD em parceria com o UNRIC e que contou com o apoio da EGEAC e do Cinema São Jorge.