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porUNICEF
fonteUNICEF
a 19 MAI 2015

Fórum Mundial da Educação vai traçar a rota para a educação global até 2030

A agenda para a educação global nos próximos 15 anos vai ser discutida no Fórum Mundial da Educação (World Education Forum 2015 - WEF 2015), que começou hoje em Incheon, na República da Coreia. A conferência vai traçar a rota global para a Educação até 2030.

A Declaração sobre Educação 2030, que será acordada durante o Fórum, vai mobilizar todos os países e parceiros para a implementação da nova agenda, e propor caminhos para a respectiva coordenação, financiamento e monitorização – ao nível global, regional e nacional – a fim de assegurar oportunidades educativas iguais para todos.

O Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, abriu o evento. “A Educação defende os direitos humanos, incluindo a saúde e o emprego,” afirmou, perante os 1500 participantes. “E a Educação é também essencial para combater as ameaças à segurança, incluindo o aumento do extremismo violento.”

O Fórum reúne mais de 130 ministros, bem como representantes governamentais de alto nível, Laureados do Prémio Nobel, líderes de organizações governamentais e não-governamentais, académicos, representantes do sector privado, investigadores e outros participantes decisivos.

A Directora-geral da UNESCO, Irina Bokova, e o Presidente da República da Coreia, Park Geun-hye, também discursaram na cerimónia de abertura do WEF 2015, uma iniciativa liderada pela UNESCO em colaboração com UNDP, UNFPA, UNHCR, UNICEF, UN Women e World Bank Group.

“Conhecemos o poder da educação na erradicação da pobreza, na transformação das vidas e na abertura de em todos os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável,” afirmou Bokova na sua alocução inicial. “Temos o dever colectivo de dotar todas as crianças e todos os jovens com os alicerces certos – conhecimento, valores e aptidões – para que dêem forma ao futuro como cidadãos globais responsáveis, levando mais longe os sucessos dos últimos 15 anos. E temos de comprometer-nos a proporcionar aos adultos a oportunidade de continuarem a sua aprendizagem ao longo da vida para que se adaptem às mudanças rápidas e assim promover a inclusão social. Para além de ser um direito humano é também um imperativo em termos de segurança, desenvolvimento inclusivo e paz.”

No ano de 2015 termina o prazo para alcançar os seis objectivos da Educação Para Todos (six Education For All (EFA) goals) e os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (Millennium Development Goals - MDGs) estabelecidos em 2000. O Forum fará um balanço dos progressos conseguidos nos úlyimaos 15 anos, terá em conta os desafios que persistem bem como os que já se delineiam, e irá preparar uma rota para enfrentá-los no quadro dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Goals - SDGs) a adoptar pelas Nações Unidas em Setembro.

Os esforços colectivos nos últimos 15 anos traduziram-se por progressos sem precedentes na educação. Segundo o Instituto de Estatística da UNESCO, registaram-se menos 76 milhões de crianças e adolescentes fora da escola em 2012 que em 2000. Durante o mesmo período, mais cerca de 67 milhões de crianças receberam educação pré-primária e aproximadamente mais 50 milhões de crianças foram matriculadas na escola primária.

Contudo, continua muito por fazer na agenda da Educação Para Todos (EFA). A edição deste ano do Relatório de Monitorização Global da Educação Para Todos (EFA Global Monitoring Report (GMR) ) revela que ainda existem 57 milhões de crianças em idade escolar primária e 63 milhões de adolescentes fora da escola, assim como cerca de 781 milhões de adultos iletrados no mundo. O GMR estima também que será necessário um custo adicional de 22 mil milhões de dólares por ano para assegurar que a educação pré-primária, primária e secundária inicial se tornem universais até 2030.
           
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World Education Forum website: http://en.unesco.org/world-education-forum-2015/
 

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