porVárias organizações
fonteVárias organizações
a 04 MAI 2015

Inquérito | O Mundo dos Media e o Mundo do Desenvolvimento

O questionário "O Mundo dos Media e o Mundo do Desenvolvimento" visa compreender a forma como se vêem mutuamente os profissionais do Jornalismo e os profissionais da  Cooperação para o Desenvolvimento e também sobre a informação que é veiculada em matéria de Desenvolvimento. Este questionário pode ser preenchido até ao dia 31 de Maio.

Os resultados deste inquérito serão posteriormente analisados e integrados num estudo a publicar, no qual procuraremos compreender e apontar pistas para melhorar a comunicação entre o mundo dos media e o mundo do desenvolvimento e, em última análise, contribuir para melhorar também a informação que nos chega sobre o desenvolvimento.

Trata-se de uma iniciativa levada a cabo no âmbito do projecto Aquele Outro Mundo que é o Mundo – o Mundo dos Media e o Mundo do Desenvolvimento, que resulta de uma parceria entre a ACEP – Associação para a Cooperação Entre os Povos, a Associação Coolpolitics – e dois centros de investigação – o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20/UCoimbra) e o Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CEsA-ISEG/ULisboa). O financiamento é do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e co-financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian.

Um inquérito semelhante será também realizado junto dos profissionais do jornalismo, de forma a compreender como o outro lado percepciona a Cooperação e o Desenvolvimento.