|
porUNICEF
fonteUNICEF
a 30 ABR 2015

Bens de emergência da UNICEF chegam ao Nepal para ajudar 1.7 milhões de crianças gravemente afectadas pelo terramoto

Nas últimas 48 horas, a UNICEF entregou 29 toneladas de bens de ajuda humanitária no Nepal incluindo tendas e lonas, pastilhas de purificação da água, kits de primeiros socorros e de higiene, no âmbito dos esforços em curso para chegar a pelo menos 1.7 milhões de crianças que estão a viver nas áreas mais duramente atingidas pelo terramoto. Na agenda da UNICEF está prevista a chegada, nos próximos dias, de bens adicionais a Katmandu.


© UNICEF/NYHQ2015-1109/Panday

“A vida das crianças no Nepal sofreu uma enorme reviravolta,” afirmou Raju Shreshta, Chefe de Logística da Supply Division da UNICEF em Copenhaga. “Milhares de mortos, casas destruídas – a minha família e os meus amigos no Nepal também estão a sofrer as consequências da catástrofe. Nos hospitais há falta de produtos médicos e camas. A UNICEF enviou como prioridade tendas para o Nepal que podem servir como postos clínicos e também proporcionar abrigo para as crianças que precisam de ajuda urgente. Estamos também a enviar pastilhas para purificação da água para assegurar que as crianças e suas famílias tenham acesso a água segura para beber.”

Poucas horas depois do sismo com magnitude de 7.8 que devastou uma parte significativa do Nepal, a UNICEF tinha já distribuído pastilhas para purificação da água, sais de reidratação oral e kits de higiene às comunidades afectadas, graças a 30 toneladas de bens de emergência pré-posicionados em armazéns da UNICEF no Nepal. Estes bens vão ajudar a travar o aparecimento de doenças com origem na água nas famílias com pouco acesso a água segura em consequência do terramoto. Em Katmandu foram instalados mais de uma dúzia de acampamentos informais e a UNICEF e parceiros locais estão a distribuir água segura em autotanques e bens de higiene a todas essas pessoas.

A UNICEF e parceiros estão a trabalhar com o Governo do Nepal para garantir a entrega e distribuição dos bens de ajuda humanitária às famílias afectadas com a maior brevidade possível através da combinação de envios de carga em voos comerciais e fretados. As agências humanitárias estão a fazer face a atrasos significativos devido a restrições técnicas relativas ao peso máximo permitido na aterragem e aos aviões de grande porte. O congestionamento no aeroporto de Katmandu, devido à capacidade restringida de armazenamento e aos meios limitados de distribuição da carga a chegar, deu origem a alguns desafios em termos logísticos.

A UNICEF lançou um apelo no montante de 50 milhões de dólares para financiar a sua resposta humanitária ao terramoto no Nepal durante os próximos 90 dias.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010