|
porOikos
fonteOikos
a 29 ABR 2015

100Km percorridos contra o desperdício alimentar

Nos passados dias 18 e 19 de Abril foram muitos os que se juntaram à iniciativa Oikos Desafio 100 para promover a luta contra o desperdício alimentar. Mais de 100 atletas e 100 km ligaram a Lourinhã ao Estádio do Jamor, com os embaixadores Rosa Mota, Carlos Lopes e Nelson Évora a dar as boas-vindas a todos os participantes que de uma forma ou de outra, contribuíam para esta causa da Oikos.


Para além dos vários participantes a título individual, esta prova contou ainda com a participação das seguintes equipas: Mercedes Benz Portugal (3 equipas), Nobre, Repsol, GSK,  Go Runners, Nova Expressão by Corrida Nocturna Parque das Nações e Vamos Ganhar.

Rosa Mota foi a primeira a atingir os primeiros 12,5km dando assim o mote para aquela que se avizinhava ser uma prova divertida e saudavelmente competitiva com um fortíssimo espírito de e entre equipas. Entre fotografias, vídeos, gritos, gargalhadas e grande emoção, os 100km do Oikos Desafio 100 foram cumpridos em estafetas de 12,5km, onde cada corredor contribuiu para a construção de uma plataforma digital que permitirá, em Portugal, a ligação em tempo real e útil, entre pequenos produtores agrícolas e comerciantes/consumidores locais, evitando assim o desperdício alimentar na produção.

Existem inúmeras áreas temáticas no trabalho da Oikos mas desde há uns anos, a segurança alimentar e nutricional tem vindo a ser uma das mais importantes um pouco por todo o mundo onde a Oikos trabalha. O ano passado a organização sentiu a necessidade de trabalhar nessa área em Portugal e este ano realizou a 2ª edição do Oikos Desafio 100 com o mesmo propósito. Pelo menos 300 mil pessoas passam fome em Portugal quando se perde ou desperdiça mais de 1.000 milhões de toneladas de alimentos todos os anos. A Oikos encontrou então uma maneira viável para isso não acontecer: trabalhar na redução do desperdício na fase de produção e favorecer a agricultura familiar, os circuitos curtos de produção e consumo agroalimentar e a economia rural portuguesa.

Num total de doze horas, quarenta e dois minutos e quarenta e quatro segundos,  muitas foram as pessoas que se juntaram a este grande desafio entre os quais,  Andreia Vale (jornalista da CMTV), João Moleira (jornalista da SIC), Diogo Dias (apresentador da MTV), Miguel Costa (actor), Chefe Kiko, Pedro Fernandes (apresentador).

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010