porADPM
fonteADPM
a 16 MAR 2015

INTERVENÇÃO DA ADPM EM MOÇAMBIQUE DISTINGUIDA PELAS AUTORIDADES LOCAIS

No âmbito do Projecto Apoio à Criança, promovido pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) e pela Fundação S. Barnabé, colaboradores desta associação estiveram recentemente na vila de Monapo, província de Nampula, para consolidar as várias actividades em curso do projecto.

Nesta deslocação foi terminada a construção de uma maternidade num bairro da periferia da cidade e iniciadas as obras do novo Centro Infantil que será composto por 5 salas para crianças em idade pré-escolar entre os 3 e os 6 anos de idade e de um Espaço Saúde constituído por consultórios, farmácia e salas de formação. Estas infraestruturas receberam a visita do Conselheiro para a Cooperação Portuguesa em Moçambique, Dr. Miguel Girão de Sousa, que também visitou outros edifícios e outras actividades, fruto da intervenção da ADPM na vila Moçambicana.

As crianças locais por sua vez receberam com um grande sorriso os livros generosamente doados por pessoas de todo o país e organizações parceiras através da Campanha de Recolha de Livros Não Escolares “Um Livro, Duas Crianças”.

Iniciou-se igualmente a cooperação com o recém-formado distrito de Mogicual, sobranceiro ao de Monapo, distrito ainda com fortes marcas da guerra civil, através do apoio à formação e dinamização de associações locais e de pequenos projectos de rendimento. Exemplos claros do sucesso destas pequenas intervenções são a Cozinha Local e a Moageira, projectos dinamizados por duas associações de mulheres e a sala de informática dinamizada por uma associação de jovens.

A intervenção da ADPM em Moçambique teve início no ano 2000, com resultados extremamente positivos e uma grande adesão por parte da população e da autarquia local de Monapo. Em resultado desta cooperação, a Assembleia Municipal da Vila de Monapo emitiu duas moções de saudação, uma dirigida à ADPM, e outra ao seu presidente, Jorge Revez, pelo trabalho incansável de apoio aos cidadãos de Monapo.

O Projecto Apoio à Criança é a presente intervenção em Moçambique, iniciativa apoiada pela Cooperação Portuguesa através do Camões, ICL, e que se estenderá até 2016. Até esta data a parceria pretende construir mais infraestruturas com ênfase na educação e saúde das crianças e mulheres, e conseguir mais apoios financeiros, humanos e outros recursos para apoiar a população crescente de Monapo e ajudar este distrito Moçambicano emergente.