porPlataforma
fontePlataforma
a 19 MAR 2015

Financiamento para o Desenvolvimento - que resultados esperamos de Adis Abeba em 2015?

Em Julho de 2015, Adis Abeba (Etiópia) acolhe a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre o Financiamento para o Desenvolvimento. Trata-se de um momento decisivo para o sucesso da futura agenda global de desenvolvimento, na medida em que só será possível concretizar os objectivos de desenvolvimento sustentável através da adopção de propostas concretas para a reforma dos sistemas internacionais financeiros e comerciais e para a mobilização de recursos em prol do Desenvolvimento, da promoção dos direitos humanos e da sustentabilidade ambiental.

Na preparação do encontro de Adis Abeba, diversas Organizações da Sociedade Civil preparam um documento de posição, com um conjunto de recomendações e de questões fundamentais, que devem estar à mesa das negociações, nas seis áreas temáticas do Consenso de Monterrey, ao qual foi acrescentado um último capítulo:

• Mobilização de recursos financeiros internos
  • Investimento directo estrangeiro e outros fluxos privados internacionais
  • Comércio Internacional
  • Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) e outros apoios públicos internacionais ao desenvolvimento
  • Dívida externa
  • Questões sistémicas: governação global eficaz e inclusiva e reforma do sistema monetário
  • Outros assuntos importantes

Leia aqui o documento, traduzido para português pela Plataforma Portuguesa das ONGD (disponível também em inglês, francês e espanhol).