|
porUNICEF
fonteUNICEF
a 16 MAR 2015

UNICEF envia bens de primeira necessidade para as crianças afectadas pelo ciclone Pam em Vanuatu

Ao mesmo que distribui os artigos de emergência pré-posicionados em Vanuatu, a UNICEF enviou bens de primeira necessidade adicionais para as comunidades afectadas a partir do seu armazém regional do Pacífico situado em Suva, nas ilhas Fiji. Os artigos incluídos neste envio destinam-se a responder às necessidades mais urgentes nos sectores da saúde, água, saneamento e higiene (WASH), protecção infantil e educação.

“Os artigos foram empacotados hoje e serão enviados por via aérea para Vanuatu amanhã,” declarou a Representante Delegada da UNICEF no Pacífico, Isabelle Austin. “A Digicel [operador de telecomunicações móveis nas Caraíbas, América Central e Oceânia] fretou um voo gratuito e voluntários ajudaram a empacotar os bens durante a noite no armazém em Suva. Incluem kits de saúde, saquetas com sais de reidratação oral (ORS), comprimidos de zinco, cápsulas de vitamina A, comprimidos para desparasitação (Albendazole), mochilas escolares com artigos de papelaria, kits recreativos, kits de higiene, tanques de água, sabão para lavagem das mãos, contentores de água retrácteis e pastilhas para purificação da água.”

O Governo e parceiros humanitários estão a realizar levantamentos abrangentes, os quais irão sem dúvida permitir quantificar as necessidades adicionais, em especial para lá da capital, Port Vila, e noutras ilhas. Entretanto, estes bens destinam-se a responder às necessidades imediatas e aos riscos para a saúde e higiene das crianças e famílias, bem como às suas necessidades de apoio psicossocial e de aprendizagem.

Os bens de primeira necessidade incluem cinco kits de saúde básica, cada um dos quais com capacidade para abranger 10,000 pacientes; 1.508 mochilas com material escolar; 31.300 saquetas de ORS; 330 caixas com comprimidos de zinco; 32 caixas com comprimidos para desparasitação; 69 kits recreativos para um total de 6.210 crianças (90 crianças por kit); 3.000 kits de WASH; 200 kits de higiene; 3.000 barras de sabão para lavagem das mãos; 5 tanques retrácteis de água com capacidade para 5.000 litros cada e 5 outros com capacidade para 1.500 litros.

O aeroporto internacional de Vanuatu - Bauerfield International airport – irá reabrir para voos comerciais amanhã (17 de Março). Várias embarcações de transporte de mercadorias com artigos de emergência saíram hoje das Fiji para Vanuatu. A UNICEF, o Programa Alimentar Mundial e outros parceiros estão a trabalhar em conjunto com o Gabinete Nacional para Gestão de Catástrofes em Vanuatu para instalar e operacionalizar postos de logística de emergência a fim de agilizar a distribuição de bens de ajuda humanitária no país.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010