porONU
fonteONU
a 20 FEV 2015

Mensagem do Secretário-Geral da ONU no Dia Mundial da Justiça Social

O Dia Mundial da Justiça Mundial chega num momento essencial para as pessoas e para o nosso planeta.

Em todo o mundo, há um apelo cada vez maior para garantir uma vida com dignidade para todos, repleta de direitos igualitários e respeito pelas vozes diversas dos povos do mundo. No centro deste movimento encontra-se a necessidade de justiça social.

As celebrações deste ano focam-se no flagelo do tráfico humano e na condição de aproximadamente 21 milhões de mulheres, homens e crianças sob as várias formas de escravatura moderna. Novos instrumentos como o Protocolo da OIT e Recomendações sobre trabalho forçado e tráfico humano estão a ajudar a fortalecer os esforços globais para punir perpetradores e acabar com a impunidade. Temos de continuar a fazer mais. O desenvolvimento para todos simplesmente não será alcançado, se deixarmos para trás aqueles que são explorados socialmente e economicamente.

Neste ano crucial para o desenvolvimento global, enquanto os Estados Membros trabalham para desenhar a agenda do pós 2015 e um novo conjunto de objetivos de desenvolvimento sustentável, vamos dar o nosso máximo para erradicar todas as formas de exploração humana. Vamos lutar para construir um mundo de justiça social onde todas as pessoas possam viver e trabalhar em liberdade, dignidade e igualdade.