porFGS e FEC
fonteFGS
a 13 FEV 2015

Campanha Tecnologia Livre de Conflito

A FGS e a FEC associaram-se à ONG Alboan na divulgação da Campanha Tecnologia Livre de Conflito, que destaca a relação entre os telemóveis, tablets e computadores e a guerra no leste da República Democrática do Congo.

No Congo estão 80% das reservas mundiais de coltan, mineral a partir do qual se extrai o tântalo, um metal de alta resistência térmica, eletromagnético e corrosivo, usado na maioria dos nossos telemóveis e computadores para além do ouro, volfrâmio e estanho. Caros e escassos, estes são os chamados “minerais de conflito”.

A sua extração, processamento e venda são controlados por grupos armados, que transformam o Congo num verdadeiro inferno com mais de cinco milhões de mortes desde 1998, um milhão de pessoas deslocadas somente em 2013 e mais de cem mil mulheres violadas por ano.

Ajude a tornar este comércio mais justo e responsável ao assinar a petição a favor de uma diretiva europeia que impeça a compra de minerais oriundos de zonas de conflito, como o Congo.

Pode assinar a petição aqui.