porUNICEF
fonteUNICEF
a 10 FEV 2015

UNICEF e Hungria anunciam acordo de princípio para criar o novo Centro de Serviços Globais da UNICEF em Budapeste

Futuro centro global vai acolher equipa de mais de 200 membros

O Governo da Hungria e a UNICEF anunciaram hoje que chegaram a um acordo de princípio para criar o primeiro Global Shared Service Centre (Centro Global de Serviços Partilhados - GSSC) da UNICEF em Budapeste. O novo centro irá realizar uma parte significativa das operações financeiras e de recursos humanos da UNICEF no mundo, o que proporcionará ao Fundo das Nações Unidas para a Infância ganhos de eficiência e uma redução de custos significativa.

“A Hungria está verdadeiramente honrada por acolher o Global Shared Service Centre de uma das mais importantes organizações da ONU,” afirmou o Dr. István Mikola, Secretário de Estado para a Política de Segurança e Cooperação Internacional do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comércio da Hungria. “O Governo húngaro está empenhado nos objectivos nobres da UNICEF e reitera a importância da protecção das crianças para garantir os seus direitos e assegurar padrões de vida saudável para as crianças. A decisão da UNICEF reflecte a forte cooperação entre a Hungria e a UNICEF bem como os nossos esforços partilhados para proteger as crianças e famílias.”

“Cada dólar que a UNICEF pode poupar é um dólar que podemos usar para melhorar as condições de vida das crianças,” afirmou o Director Executivo da UNICEF, Anthony Lake. “Quanto mais eficientes formos, mais eficazes serão os nossos programas para as crianças. Estamos empenhados em trabalhar de perto com o governo da Hungria para que o centro esteja a funcionar logo que seja possível.”

Os factores-chave que levaram a UNICEF a tomar a decisão de instalar esta estrutura na Hungria incluem custos inerentes à actividade relativamente baixos, mão-de-obra altamente qualificada e infra-estruturas sólidas. Duas outras organizações das Nações Unidas – o ACNUR e a FAO – também possuem Centros Globais de Serviços Partilhados em Budapeste.

O GSSC estará ao serviço de toda a organização, com uma equipa de 200 funcionários capaz de trabalhar em vários idiomas. Proporcionará um leque de serviços a todos os escritórios da UNICEF, incluindo pagamentos e facturação, processamento de salários, algumas funções de recursos humanos, e o serviço de atendimento em matéria de Tecnologia de Informação.