porONU
fonteONU
a 06 FEV 2015

Mensagem do Secretário-Geral da ONU no Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina

Neste Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, junto-me aos meus colegas das Nações Unidas no apelo aos funcionários de saúde de todo o mundo para eliminar esta prática bastante dolorosa.

O apoio ativo da comunidade médica pelos direitos das meninas e mulheres para serem protegidas da MGF tem sido essencial em alcançar os compromissos renovados dos Estados Membros como se refletiu na recente Resolução da Assembleia-Geral sobre este assunto.

Sistemas e  profissionais de saúde são essenciais para o bem-estar das sociedades. Estes oferecem informações credíveis, científica e imparciais que podem ajudar na proteção das pessoas das violações dos seus próprios direitos.

Estou verdadeiramente inspirado pelas ações que já estão a ser tomadas por profissionais de saúde, como a Associação Mauritânia de Obstetrizes, que se recusa a praticar mutilação genital feminina e promove ativamente o abandono da prática como resultado do apoio do programa conjunto de FNUAP-UNICEF sobre mutilação genital feminina.

Também temos de garantir que os pais não tentem ignorar os funcionários de saúde e tentem arranjar métodos alternativos para submeterem as suas filhas à MGF.

Se todos forem mobilizados, mulheres, homens e jovens, é possível, nesta geração, acabar com a prática que atualmente afeta cerca de 130 milhões de meninas e mulheres em 29 países de onde obtemos dados.
.
A mudança está a surgir no seio das comunidades. Quebrar o silêncio e desmistificar a MGF são os primeiros passos para eliminar a prática de vez.

Neste Dia Internacional, apelo a todas as pessoas e parceiros para acabarem com a MGF e criar o futuro que queremos onde todas as meninas possam crescer livres de violência e discriminação, com dignidade plena, direitos humanos e igualdade.