|
newsletter N. 99
Julho 2019
CRIMINALIZAÇÃO DA SOLIDARIEDADE


O MAR MEDITERRÂNEO TORNOU-SE A FRONTEIRA MAIS MORTÍFERA DO MUNDO PARA QUEM PROCURA UMA VIDA MELHOR. AUXILIAR AQUELAS E AQUELES QUE ARRISCAM A VIDA NESTA TRAVESSIA SÓ PODE POR ISSO SER CONSIDERADO UMA OBRIGAÇÃO MORAL, NUNCA UM CRIME.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DA UE

A PRESIDÊNCIA ROMENA DO CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA, CONCLUÍDA NO PASSADO DIA 1 DE JULHO, FICOU MARCADA PELA RELEVÂNCIA DADA À AGENDA 2030. A FINLÂNDIA, QUE ASSUME ATÉ AO FIM DO ANO ESTE MANDATO, ESCOLHEU COMO MOTE PARA A SUA PRESIDÊNCIA “EUROPA SUSTENTÁVEL – FUTURO SUSTENTÁVEL”, E TERÁ COMO PRIORIDADES O ESTADO DE DIREITO, A COMPETITIVIDADE E A INCLUSÃO SOCIAL, A LIDERANÇA DA UE NA AÇÃO CLIMÁTICA E A SEGURANÇA GLOBAL DOS CIDADÃOS.

DESIGUALDADES

RELATÓRIO ANALISA O IMPACTO DAS CRESCENTES DESIGUALDADES NAS PESSOAS E NO PLANETA.

AGENDA ESTRATÉGICA DA UNIÃO EUROPEIA 2019-2024

PRIORIDADES ESTRATÉGICAS DA UNIÃO EUROPEIA PARA OS PRÓXIMOS ANOS FORAM APROVADAS NA CIMEIRA DO CONSELHO EUROPEU DE 20 E 21 DE JUNHO. SOCIEDADE CIVIL TINHA FEITO APELO PARA QUE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL FOSSE CONSIDERADO PRIORIDADE.

G20: QUE PAPEL NA RESPOSTA AOS DESAFIOS GLOBAIS?

O G20 REUNIU-SE PARA MAIS UMA CIMEIRA NOS DIAS 28 E 29 DE JUNHO. A DECLARAÇÃO APROVADA PRIORIZA O CRESCIMENTO ECONÓMICO, ENQUANTO QUE AS REFERÊNCIAS À IMPLEMENTAÇÃO DOS ODS SÃO PARCAS.