newsletter N. 103
Dezembro 2019
"A VONTADE POLÍTICA É, ELA PRÓPRIA, UM RECURSO RENOVÁVEL"

A PLATAFORMA PORTUGUESA DAS ONGD INTEGRA A DELEGAÇÃO NACIONAL NA COP25 – A 25.ª CONFERÊNCIA DA ONU SOBRE AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, E ESTÁ A ACOMPANHAR OS TRABALHOS QUE DECORREM ENTRE OS DIAS 2 E 13 DE DEZEMBRO, QUE REÚNEM DECISORES POLÍTICOS, PERITOS, ATIVISTAS, CIENTISTAS, EMPRESÁRIOS E JORNALISTAS.

CONSUMO E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEIS: EXEMPLO NEGATIVO DA INDÚSTRIA TÊXTIL

ESTIMA-SE QUE PELO MENOS 60 MILHÕES DE PESSOAS TRABALHEM NA INDÚSTRIA TÊXTIL, ONDE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO PRECÁRIAS, AS VIOLAÇÕES DE DIREITOS LABORAIS, E A UTILIZAÇÃO DE TRABALHO INFANTIL, SÃO FENÓMENOS COMUNS. NO QUE RESPEITA AOS IMPACTOS NO AMBIENTE, ESTA INDÚSTRIA É RESPONSÁVEL POR 8 A 10% DAS EMISSÕES MUNDIAIS DE GASES COM EFEITO DE ESTUFA.
É NECESSÁRIO ASSUMIR QUE ESTE MODELO DE CONSUMO EM MASSA É INSUSTENTÁVEL, E AGIR PARA MINIMIZAR OS IMPACTOS NEGATIVOS. O PROJETO EUROPA NO MUNDO LANÇA ESTE MÊS UMA CAMPANHA QUE ABORDARÁ ESTAS QUESTÕES.

INEQUALITIES UNWRAPPED

RELATÓRIO DA CONCORD EUROPE APELA A UMA ABORDAGEM SISTÉMICA ÀS DESIGUALDADES.

PLATAFORMA JUNTOU DECISORES/AS, ACADEMIA E SOCIEDADE CIVIL PARA DISCUTIR A COOPERAÇÃO PORTUGUESA E EUROPEIA

SAIBA O QUE FOI DEBATIDO NO LANÇAMENTO DO RELATÓRIO “A AJUDA PÚBLICA AO DESENVOLVIMENTO PORTUGUESA E EUROPEIA: UM COMPROMISSO PARA O FUTURO?”, E CONSULTE O RELATÓRIO.

SABERES E PRÁTICAS DE CIDADANIA PARA A DEMOCRACIA

A MAIS RECENTE EDIÇÃO DA REVISTA SINERGIAS APRESENTA UM CONJUNTO DE ARTIGOS, PRÁTICAS, DEBATES, ENTREVISTAS, PRÁTICAS E APRENDIZAGENS ESSENCIAIS PARA O EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA E DA CIDADANIA.