Programa Formativo

Construído com base nos resultados do levantamento de necessidades feito junto das ONGD associadas e nas recomendações apresentadas em diversos relatórios de avaliação, o plano de capacitação da Plataforma Portuguesa das ONGD, enquadrado no âmbito do Contrato-Programa 2014-2018 celebrado com o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, tem procurado contribuir para a melhoria da sustentabilidade organizacional das ONGD e a sua capacidade de reflexão estratégica. O Programa Formativo da Plataforma têm-se revelado um dos mecanismos fundamentais de aquisição de competências, transformação e mudança organizativa.

A oferta formativa propõe formações de cariz técnico, operacional e estratégico, orientadas para a melhoria de competências de planeamento, gestão e comunicação em diversas áreas, e formações de cariz político, relevantes para aumentar a capacidade de influência das ONGD e que reforcem igualmente a sua capacidade de reflexão, de produção de conhecimento e de advocacy junto dos vários tipos de decisores, políticos e financiadores.

Fazem parte do Programa Formativo da Plataforma as seguintes Formações:

• Avaliação de Impacto e Mapeamento de Resultados;
  • Compras Públicas;
  • Comunicação nas Organizações da Sociedade Civil;
  • Conceitos Essenciais de Advocacy;
  • Estratégias de Angariação de Fundos e Sustentabilidade Financeira;
  • Gestão de Candidaturas e Contratos de Subvenção da União Europeia;
  • Mudança Sistémica nas OSC;
  • Normativos legais e fiscais nas ONGD;
  • ODS – Agenda 2030;
  • Planeamento Estratégico das Organizações;
  • Promoção e Gestão de Parcerias;
  • Que Futuro para a Parceria Estratégica Europa-África?;
  • Tendências Actuais da Cooperação Internacional;

Visando diversificar os modelos formativos, adaptando-os a temas e a públicos específicos, a Plataforma Portuguesa das ONGD tem, também, vindo a apostar noutros momentos de formação e reflexão, como workshops, oficinas, etc., que permitam aproveitar as mais-valias específicas de cada ONGD, as suas competências técnicas e a rede de contactos, trabalhando também assim a coesão da Plataforma.

A Capacitação de Recursos Humanos passa também pela Produção de Conhecimento, registando experiencias, debates e construindo documentos de posição que permitam reforçar a capacidade de comunicar e de advocacy.

Consulte o Regulamento Geral de Formação da Plataforma.

Sugerir temáticas
Deixe-nos sugestões para temáticas a abordar em formações futuras
!
Temas Sugeridos