Pesquisar Formadores
Disp. Geográfica
Preferência Horária

Bolsa de Formadores

A capacitação de recursos humanos é uma necessidade sentida por muitas ONGD, assumindo-se, por isso, como um dos grandes pilares do Plano Estratégico da Plataforma, nomeadamente através da promoção de instrumentos que contribuam para melhorar as suas competências técnicas e operacionais, a eficácia e o impacto do seu trabalho e a resiliência e sustentabilidade das suas estruturas organizativas.

É também um eixo fulcral do Contrato-Programa, celebrado entre a Plataforma e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, que prevê a implementação de um Programa de Formação de âmbito alargado, abrangendo áreas operacionais mas, sobretudo, procurando contribuir para melhorar a sustentabilidade organizacional das ONGD e a sua capacidade de reflexão estratégica.

Neste sentido, revelou-se fundamental a criação de uma bolsa de formadores que sirva os propósitos da Plataforma na execução do seu programa formativo, e de uma forma mais alargada, das necessidades do sector.

O QUE É E COMO FUNCIONA

A bolsa de formadores reúne profissionais que permitam à Plataforma suprir as necessidades de capacitação sentidas pelas suas associadas. Nesse sentido, o perfil de formador corresponde maioritariamente às áreas de formação do programa formativo da Plataforma e outras relevantes para o sector do Desenvolvimento.

A bolsa de formadores apresenta duas valências: uma interna, e que apenas serve a Plataforma e as suas associadas, e uma externa que se materializa na divulgação de perfis de formadores que possam ser consultados publicamente pelas associadas, outras organizações e público em geral.

A bolsa interna dispõe de regras próprias que poderão ser consultadas nos Termos de Referência da Bolsa.

A bolsa externa (on-line) disponibiliza o acesso público a diferentes perfis de formadores. Poderão ser pesquisados consoante a área de educação e formação, a área geográfica, a disponibilidade, etc. O papel da Plataforma nesta bolsa é meramente de divulgação não se responsabilizando por qualquer consequência advinda da mesma (relações profissionais estabelecidas ou pela comunicação pública dos perfis).

Para efectuar uma pesquisa de formadores deverá utilizar o motor de busca na coluna à esquerda.