|
a16 OUT 2016
local-
porHelpo

6ª Corrida Solidária Internacional Helpo

A Helpo lança a 6ª Corrida Solidária Internacional Helpo, que este ano ganha novos e interessantes contornos. A corrida vai crescer e estender-se à capital moçambicana. Assim, realizar-se-á em 7 cidades: Oeiras, Vila Real, Maputo, Nampula, Pemba, Ilha de Moçambique e São Tomé.

Para além da tão importante recolha de fundos para a manutenção dos projectos que a Helpo implementa, pela Erradicação da Pobreza, esta edição terá ainda uma recolha de bens, mais concretamente de ténis.

No Norte de Moçambique, a Helpo apoia mais de 16.000 crianças que vivem em zonas rurais, em condições de pobreza extrema. A maior parte destas crianças percorre muitos quilómetros a pé para poder ir à escola e, na sua grande maioria, percorrem este caminho descalços. No caso dos jovens que ingressam o Ensino Secundário (que em Moçambique é a partir da 8ª classe), o uso de sapatos fechados é obrigatório, sendo que os jovens que não têm calçado são impossibilitados de ir à escola. A passagem para o Ensino Secundário constitui uma oportunidade única de romper com o ciclo da pobreza, contudo, nas zonas rurais de Moçambique, este é um privilégio reservado a 11% das crianças.

Esta iniciativa conta com o apoio dos padrinhos Francis Obikwelu, em Oeiras e Dulce Félix, em Vila Real, que farão a entrega de parte dos ténis em Moçambique, onde a Helpo detém o maior número de beneficiários.

Esta prova terá, assim, 2 momentos: o momento de recolha, dia 16 de Outubro – data da prova em Portugal - e o momento de entrega, dia 30 de Outubro - data da prova em Moçambique e São Tomé e Príncipe.

As inscrições referentes à corrida podem ser realizadas no site da prova, sendo que os fundos do evento revertem para os projectos que a associação implementa nestes países.

Mais informação.