|
a20 JAN 2016
localLisboa
porVárias Organizações

"Objectivos de Desenvolvimento Sustentável: Consulta Pública junto da Sociedade Civil* e Aliança para os ODS"

O Seminário "Objectivos de Desenvolvimento Sustentável: Consulta Pública junto da Sociedade Civil* e Aliança para os ODS " terá lugar no dia 20 de Janeiro, na Culturgest (Lisboa) e contará com uma apresentação dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e com o lançamento da "Aliança para os ODS" e da "Consulta Pública junto da Sociedade Civil sobre a Implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável". 

A “Consulta Pública Nacional junto da Sociedade Civil sobre a Implementação da Agenda 2030” surge no seguimento de uma consulta pública sobre a implementação local da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, processo que visou consciencializar vários tipos de organizações para uma Agenda que na altura estava ainda a ser discutida, procurando envolvê-las na sua construção e começando a recolher recomendações que permitisse perceber de que forma ela poderia ser concretizada a nível local, ou seja, com a participação de todas as entidades locais, regionais e nacionais relevantes.

Estando concluído o processo de aprovação da Agenda 2030, importa agora voltar a envolver a sociedade civil na definição de uma estratégia nacional integrada e participativa que promova o seu envolvimento na operacionalização à escala local e nacional desta agenda global. Como referiu o Secretário-geral da ONU Ban Ki Moon, “o verdadeiro teste do compromisso com a Agenda 2030 será a sua implementação. Precisamos da acção de todos/as em toda a parte (…)”.

A consulta visa a recolha de contributos mas também a assinatura de um compromisso por todas as partes que se queiram envolver no cumprimento do plano nacional da Sociedade Civil, compromisso que deve incluir o de acompanhar conjuntamente a avaliação e monitorização da implementação da Agenda 2030 a nível nacional (designadamente através da elaboração periódica de relatórios sombra sectoriais).


 

Programa do Seminário.

Inscrições.

Saiba mais sobre os ODS aqui.

Pode consultar mais informação sobre a consulta pública aqui.

Pode consultar mais informação sobre a Aliança para os ODS aqui.

  

O Seminário é uma iniciativa das seguintes organizações: The Global Compact - Network Portugal, Aliança Objectivos de Desenvolvimento Sustentável Portugal, Plataforma Portuguesa das ONGD, UNRIC, Conselho Português para os Refugiados, FAO, OIM, OIT, Comissão Nacional da UNESCO, UNICEF, UNICRI, UNU--EGOV, ANIMAR, Camões, I.P., Conselho Nacional da Juventude, Minha Terra e Plataforma Portuguesa dos Direitos das Mulheres. 

* A Consulta Pública junto da Sociedade Civil é organizada pela Animar, CNJ, Minha Terra, PpDM, Plataforma Portuguesa das ONGD e Instituto Camões, com o apoio do UNRIC.