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newsletter N. 76
Julho 2017
A UE E A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA (UE) APRESENTOU UM DOCUMENTO DE RESPOSTA DA UE À AGENDA 2030, RESULTADO DA REUNIÃO DO PASSADO DIA 20 DE JUNHO, NO QUAL RECONHECE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO OBJECTIVO FUNDAMENTAL.

A CONCORD JÁ APRESENTOU UMA REACÇÃO ENALTECENDO A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA DA UE NESTE PROCESSO.

DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO SEM DESENVOLVIMENTO SOCIAL E AMBIENTAL - A QUE PREÇO?

MAIS DO QUE NUNCA É NECESSÁRIO TER EM CONTA TODAS AS DIMENSÕES DO DESENVOLVIMENTO, SEM DESCURAR OS DETALHES, PARA QUE O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO SEJA REALMENTE SUSTENTÁVEL, COERENTE E DURADOURO. ISTO SIGNIFICA QUE A DIMENSÃO HUMANA DO DESENVOLVIMENTO NÃO DEVE SER DISSOCIADA DA DIMENSÃO AMBIENTAL (A RELAÇÃO DAS PESSOAS COM A NATUREZA) E DA DIMENSÃO ECONÓMICA (DA PRODUÇÃO, DA ECONOMIA E DO CONSUMO). UM DESEQUILÍBRIO NESTA FÓRMULA PROVOCA ONDAS DE CHOQUE À ESCALA GLOBAL E ACENTUA DESIGUALDADES ENTRE PESSOAS, REGIÕES, PAÍSES, CONTINENTES.

NESTE SENTIDO, CONTAMOS NESTA REVISTA COM OS CONTRIBUTOS DE UM CONJUNTO DE PESSOAS QUE TÊM TRABALHADO E REFLECTIDO SOBRE ESTAS QUESTÕES.

STATE OF CIVIL SOCIETY 2017

ESTE RELATÓRIO DA CIVICUS APRESENTA REFLEXÃO SOBRE RELAÇÃO ENTRE SOCIEDADE CIVIL E SECTOR PRIVADO.

QUINTO NÚMERO DA REVISTA "SINERGIAS" JÁ DISPONÍVEL

O QUINTO NÚMERO DA REVISTA CIENTÍFICA SINERGIAS - DIÁLOGOS EDUCATIVOS PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PROPÕE UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE “COOPERAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO: FRONTEIRAS CERTAS E INCERTAS”.

AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO

JÁ ESTÁ DISPONÍVEL O RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO EXTERNA DA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO (ENED) NO PERÍODO 2010-2015.