newsletter N. 50
Março 2015
POSIÇÃO SOBRE O ANO EUROPEU PARA O DESENVOLVIMENTO

A PLATAFORMA APRESENTOU UMA POSIÇÃO PÚBLICA SOBRE O ANO EUROPEU PARA O DESENVOLVIMENTO ONDE DEFENDE QUE ESTE DEVE CONTRIBUIR PARA A EFECTIVA MUDANÇA DE COMPORTAMENTOS, E QUE, POR ISSO, DEVE SER UM ANO QUE VÁ ALÉM DAS ACÇÕES DE PROMOÇÃO DA COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO.

PLATAFORMA: 30 ANOS EM PROL DO DESENVOLVIMENTO

A PLATAFORMA PORTUGUESA DAS ONGD CELEBRA ESTE MÊS 30 ANOS. MUITO CAMINHO SE PERCORREU DESDE 1985. AS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS DE DESENVOLVIMENTO (ONGD) SÃO HOJE ACTORES E PARCEIROS INCONTORNÁVEIS DA COOPERAÇÃO PORTUGUESA. É UMA HISTÓRIA DE DIÁLOGO POLÍTICO COM AS INSTITUIÇÕES NUM PERCURSO FEITO DE LUTAS E TENSÕES, MAS TAMBÉM DE DIÁLOGO E ENTENDIMENTOS, NUM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SUA LEGITIMIDADE E DE UM AMBIENTE POLÍTICO FAVORÁVEL À SUA INTERVENÇÃO.

FORAM TRÊS DÉCADAS DE UMA ACÇÃO VIRADA PARA A CAPACITAÇÃO DAS ONGD, PARA O SEU RECONHECIMENTO PÚBLICO E PARA CRIAR ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO.

JUSTIÇA SOCIAL EM DEBATE

TERTÚLIA ORGANIZADA PELO GTED DEBATEU O PAPEL DOS CIDADÃOS E CIDADÃS NA PROMOÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL.

AGENDA DE DESENVOLVIMENTO: POR UMA UNIÃO EUROPEIA FORTE E UNIFICADA

PLATAFORMA APELA A QUE O MNE E O CAMÕES,IP DEFENDAM UMA POSIÇÃO FORTE E UNIFICADA DA UE EM RELAÇÃO À NOVA AGENDA DE DESENVOLVIMENTO E AO FINANCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO (RECOMENDAÇÕES DA CONCORD).

OFICINA DE CONHECIMENTO SOBRE PRINCÍPIOS E BOAS PRÁTICAS

O GT DE ÉTICA DA PLATAFORMA E A FCG ORGANIZAM, NO PRÓXIMO DIA 31 DE MARÇO, A OFICINA DE CONHECIMENTO “AS ONGD ‘À TRANSPARÊNCIA’ - PRINCÍPIOS E BOAS-PRÁTICAS.”